OUÇA O ÁUDIO: Alcides Bernal usa gravação de Nonato e se diz vítima até do vice-prefeito

O prefeito acusou Olarte no Facebook de participar de reunião com Nelsinho Trad e chegou a dizer que ‘isso é crime’. O áudio mostra conversa que trata de suposta negociata para livrar vereador de cassação no TRE-MS por compra de votos.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito acusou Olarte no Facebook de participar de reunião com Nelsinho Trad e chegou a dizer que ‘isso é crime’. O áudio mostra conversa que trata de suposta negociata para livrar vereador de cassação no TRE-MS por compra de votos.

O prefeito Alcides Bernal usou a veiculação de uma gravação na qual Raimundo Nonato, um dos autores do pedido de cassação e de afastamento dele, conta que teria articulado reunião entre o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP) e o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), para tentar explicar a crise política que enfrenta como efeito de possível conspiração golpista.

No áudio, no entanto, só é possível distinguir Raimundo Nonato falando a um interlocutor não revelado que teria supostamente ajudado o vereador Alceu Bueno (PSL), que enfrenta processo de cassação na justiça eleitoral por compra de votos, a conversar com ‘os meninos’, referindo-se possivelmente aos ex-assessores e cabos eleitorais do parlamentar que depuseram contra ele.

Nonato fala nomes de ex-assessores de Bueno a quem faria uma ‘proposta’ que deveriam aceitar.

No final já da conversa, Raimundo faz referência a supostamente ter intermediado uma conversa entre Gilmar e Nelsinho, sem dar maiores detalhes. Mesmo assim, o áudio foi publicado por apoiadores do prefeito e imediatamente após a divulgação, Bernal mesmo postou um comentário no Facebook afirmando que o ato é criminoso e questionando o papel das instituições de controle como Ministério público Estadual e Federal e a polícia. 

“Isso é crime !!!!! Cadê a Polícia para prender essa quadrilha? Cadê o Ministério Público Estadual e Federal ? Cadê o Poder Judiciário? Isso é escandaloso, é a prova mais forte da armação criminosa para dar o golpe em Campo Grande, onde estão envolvidos o vice Gilmar Olarte, o ex—prefeito Nelsinho Trad, Raimundo Nonato e outros.. É uma confissão do criminoso….Isso é grave demais e merece uma reação firme de todas as autoridades, imprensa séria e da população”, postou Alcides Bernal.

O prefeito não foi específico sobre, afinal, qual ato seria ‘criminoso’.

A reportagem entrou em contato com o ‘protagonista’ do áudio, Raimundo Nonato, que alega estar sendo vítima de uma armação, em retaliação por ter pedido a cassação e posteriormente o afastamento de Bernal do cargo.

“Não sou nem inocente pra saber que ia enfrentar represália do homem que tem a caneta nas mãos. Bernal quer me desmoralizar porque eu entrei com pedido de comissão processante e o afastamento. Tinha ex-assessores do Alceu Bueno, gente que ia na minha casa, íntimos, que fizeram essa gravação num bate-papo. Na verdade eu pedi pros assessores de Bueno que trabalharam tanto para ele ser eleito e agora que o elegeram querem cassar o mandato dele. Mas o resto é falso. O Nelsinho nunca me pediu nada. A parte do Nelsinho e do Gilmar é montagem”, reclamou Nonato.

Pedidos de Bernal

No entanto, antes de finalizar a conversar, Nonato disse que quem foi a casa dele procurá-lo foi o prefeito, fazendo pedidos que ele ameaça ‘revelar’. “Quem esteve na minha casa foi o Bernal, fazendo pedidos que vou revelar em hora oportuna. E foi a menos de 30 dias. Uns oito dias depois, o Alex do PT foi lá de novo fazer os mesmo pedidos”, disparou.

Já o ex-prefeito Nelsinho Trad informou por meio da assessoria que em nenhum momento sua voz aparece na gravação e vinculou o acontecido a ‘um jogo político para culpá-lo’. Sobre a citação de seu nome, a assessora disse que ele é um homem público e por isso qualquer um pode citar o nome dele, mas que ele nunca se encontrou com Gilmar na casa de Nonato.

A reportagem tentou entrar em contato com vice-prefeito Gilmar Olarte, mas não obteve sucesso. (Editado às 18h15)

Ouça o áudio usado por Bernal para dizer que sofre perseguição: 

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção