Na luta para fugir da cassação, Bernal conta com adesão de oito vereadores da oposição
Bernal conta com seis vereadores da oposição e espera que outros dois mudem de lado e sustentem sua administração.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Bernal conta com seis vereadores da oposição e espera que outros dois mudem de lado e sustentem sua administração.
O prefeito Alcides Bernal (PP) entrou na luta para se fortalecer politicamente na Câmara. Sem garantir que provará inocência diante das acusações da Comissão Processante, o prefeito está optando pelo assédio a novos vereadores, derrubando a oposição por meio do voto na Câmara.
A missão de salvar Bernal é comandada pelo secretário de Governo, Pedro Chaves, que está focado em acabar com o perigo da cassação, que ronda a administração. Para livrar o prefeito de vez, Chaves quer ir além dos 10 votos necessários para livrar Bernal da cassação e atingir uma maioria na Casa, com 16 aliados.
“Estamos contabilizando 16 na base e eles são firmes. Não queremos nenhum reticente, mas pessoas que acreditam no trabalho e podem somar. Os vereadores já estão somando conosco, colaborando com ideias”, contou Chaves.
O secretário ainda faz mistério com alguns nomes, mas entrega outros que já são contados como aliados na Câmara. A lista inclui Paulo Siufi (PMDB), Dr. Jamal (PR) e João Rocha (PSDB). Outros como Edson Shimabukuro (PTB) e Carlão (PSB) também são esperados, mas ainda aguardam a oficialização, que deve acontecer com a nomeação de comissionados.
Na luta para conquistar novos nomes, Pedro Chaves ainda espera contar com o vereador Chocolate (PP), que ele avalia estar reticente, e a vereadora Rose Modesto (PSDB). Neste caso, Bernal ainda precisa fechar com o PSDB, já que a vereadora segue determinações partidárias.
Há ainda a expectativa de outros nomes como Paulo Pedra (PDT) e Alceu Bueno (PSL), que segundo Chaves, já estão com conversas adiantadas e podem declarar apoio à administração se conseguirem retornar à Câmara, já que estão cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).
Seguindo as contas de Pedro Chaves, Bernal poderá em breve contar com 14 vereadores: Alex do PT, Zeca do PT, Ayrton do PT, Gilmar da Cruz (PRB), Cazuza (PP), Chocolate, Luiza Ribeiro, Paulo Siufi, Jamal, Edson Shimabukuro, João Rocha e Rose. Há ainda a expectativa de que Pedra e Alceu Bueno também integrem o grupo, caso garantam recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos vereadores que Bernal considera aliados, seis pertenciam à oposição até alguns dias atrás: Paulo Siufi, Dr. Jamal, Edson Shimabukuro, Carlão, Alceu Bueno e Paulo Pedra. Caso confirme a adesão, Bernal ainda precisará da traição de dois opositores para efetivar a sonhada maioria.
Para conseguir os 16, Bernal terá de fazer boa proposta para um dos 13 que atualmente não são favoráveis à administração: Mário César (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Chiquinho Telles (PSD), Coringa (PSD), Grazielle Machado (PR), Airton Saraiva (DEM), Otávio Trad (PTdoB), Flávio César (PTdoB), Eduardo Romero (PTdoB), Elizeu Dionízio (SDD) e Delei Pinheiro (PSD), caso também consiga retornar à Câmara.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.