MPE recomenda afastamento imediato de Santini e Bernal tem 10 dias para decidir
O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou à Prefeitura de Campo Grande o imediato afastamento de Luiz Carlos Santini do cargo de procurador-geral do município. O prefeito Alcides Bernal (PP) tem prazo de dez dias para decidir a situação do ex-desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça). O ofício de recomendação foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) recomendou à Prefeitura de Campo Grande o imediato afastamento de Luiz Carlos Santini do cargo de procurador-geral do município. O prefeito Alcides Bernal (PP) tem prazo de dez dias para decidir a situação do ex-desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça).
O ofício de recomendação foi assinado pelo promotor Fabrício Proença de Azambuja, da 29ª Promotoria de Patrimônio Público e Social, e encaminhado para a prefeitura e Câmara Municipal.
Bernal tem até quinta-feira (18) para decidir a vida de Santini, e pode acabar enfrentando nova ação judicial caso decida manter o procurador-geral.
Azambuja alega que Santini desrespeita o artigo 95, parágrafo único, inciso V da Constituição Federal, que proíbe que um ex-desembargador, no caso de Santini, advogue por três anos após sair do tribunal em que atuava.
O MPE ainda sustenta que Santini recebe subsídios, incluindo a aposentadoria, acima do que um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), de R$ 28.059,29 , ferindo a lei. Azambuja ainda entende que o procurador-geral, mesmo atuando através de terceiros no TJMS, não exerce plenamente a função.
Ainda segundo o ofício, a prefeitura deve comunicar imediatamente o próprio Santini, informando que o procurador-geral está “ferindo o princípio da legalidade”.
A 29ª Promotoria de Patrimônio Público e Social informou que vai aguardar o fim do prazo dado para a prefeitura municipal para estudar a necessidade de novas ações, caso Santini continue no cargo.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Funtrab disponibiliza 3.982 vagas de emprego em Campo Grande nesta terça
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 da manhã às 17h30.
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
As viagens foram feitas para 77 cidades
Policiais penais pedem saída de diretor da Agepen e continuam com mobilizações
Não aceitaram proposta do Governo do Estado e continuam com as mobilizações
“Ninguém é intocável”, diz Soraya Thronicke sobre desembargadores afastados em MS
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE e determinou o uso de tornozeleira eletrônica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.