Ex-secretário em gestão do PMDB envolvido em escândalo é nomeado no lugar de Freire

O prefeito exonerou Gustavo Freire após ele ser demitido do serviço público federal por corrupção, e nomeou Disney de Souza Fernandes, empresário acusado de ser favorecido em licitação da própria Prefeitura Municipal em 2012.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito exonerou Gustavo Freire após ele ser demitido do serviço público federal por corrupção, e nomeou Disney de Souza Fernandes, empresário acusado de ser favorecido em licitação da própria Prefeitura Municipal em 2012.

Após exonerar Gustavo Freire, que foi demitido do serviço público federal por corrupção, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, nomeou nesta terça-feira (12) como novo secretário interino de Receita o ex-secretário de finanças Disney de Souza Fernandes, que também já esteve envolvido em escândalos.

Disney foi acusado no início do ano de ter recebido favorecimento em uma licitação para a manutenção da gestão de tributos da própria secretaria em que atuará.

Ele foi secretário na administração do prefeito Juvêncio César da Fonseca (PMDB) e o responsável pela atualização do Código Tributário Municipal em 1996, além de iniciar a informatização da cobrança de tributos pela prefeitura, com o programa Qualidade Total.

Segundo o consultor jurídico da empresa, Carlos Alberto relatou ao Midiamax no início deste ano, após adiar a licitação, que a prefeitura cancelou o certame e contratou a firma do ex-secretário de Finanças, Disney de Souza Fernandes, por inexigibilidade de licitação.

A prefeitura publicou no dia 23 de novembro de 2012 a licitação de pregão presencial nº 281/2012, para “Atualização tecnológica e manutenção dos sistemas de gestão de tributos municipais de propriedade da prefeitura de Campo Grande, para atender a Secretaria Municipal de Receita”, com valor anual de R$ 3,2 milhões.

Segundo o advogado, a princípio, a central de compras da prefeitura não liberava o edital para nenhuma empresa interessada. “Foi dito pra gente que o edital não estava pronto, o que é muito estranho se a gente considerar que já havia data para abertura dos envelopes, a qual seria no dia 7 de dezembro”, contou o advogado.

Nesta terça-feira (12), Disney foi nomeado pelo símbolo DCA-2 como Assessor-Executivo II no gabinete do prefeito. Em acúmulo de função, ele também responderá interinamente pela Secretaria Municipal de Receita.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, Disney informou que se desligaria da empresa antes de assumir a Secretaria, já que enquanto servidor ele não poderia ter nenhum vínculo comercial com a prefeitura.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado