Em breve, o novo cartão postal de , a Orla Ferroviária passará a receber o público nos nove quiosques instalados na extensão do local. O prefeito (PP), acompanhado do vice-prefeito Gilmar Olarte, entregou na manhã desta quarta-feira (20) as chaves aos permissionários que foram contemplados para administrar esses espaços, com a finalidade de comercializarem produtos de gastronomia.

No Paço Municipal, os novos empresários tiveram a oportunidade de dividir com o chefe do executivo suas expectativas sobre o novo momento em que a cidade vive.

Bastante conhecida principalmente pelos servidores públicos, Santina Pereira dos Santos, 40 anos, que há quase duas décadas vende salgados e outros produtos alimentícios na calçada do Paço Municipal, falou do sentimento de valorização que o novo espaço permitiu a ela. “Estou muito feliz. Eu jamais imaginei que fosse sair do meu carrinho de lanche. Agora terei um espaço que já é cobiçado por muitos. Isso motiva a gente em oferecer um serviço de qualidade e com isso melhorar a renda da família”, considera a moradora do .

Já a permissionária Santa Edenir Ramires Fonseca, de 56 anos, disse que espera ampliar sua clientela e atrair outros novos, já que o local servirá como ponto turístico da cidade. “Eu trabalho há mais de três anos nas cantinas dos quartéis. Mas o quiosque será um trabalho bem diferente, com um público diversificado. Vou precisar me qualificar melhor para oferecer um serviço e atendimento a altura e com isso ter muitos clientes. Estou otimista com esse desafio e sei que todo mundo vai ganhar com isso”, avalia a moradora do bairro Oliveira.

Orla Ferroviária

A implantação do projeto como espaço público de lazer, turismo e referência histórico-cultural, conforme previsto o Plano de Revitalização do Centro – Lei Complementar nº 161, de 20 de julho de 2010, teve como fundamento a recuperação do leito da histórica Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – NOB e a reinserção deste espaço central no cotidiano da cidade. É o principal Corredor Cultural no contexto do Plano de Revitalização.

O prefeito da Capital considera um passo importante a ativação dos quiosques, que além de gerar emprego e renda a muitas famílias, vai permitir uma nova opção de lazer e cultura à população. “Campo Grande vive um momento importante, principalmente no que tange aos moradores da Capital. Não apenas a população como um todo vai ganhar, com um novo local de encontro, de gastronomia, mas o projeto também está transformando a vida de nove famílias que na sua maioria viviam na informalidade e hoje se tornam empresários. Essas pessoas vão cumprir um papel importante na sociedade. Vão atender em um espaço que será a vitrine da gastronomia e do turismo local. Da prefeitura terão todo o suporte a fim de que o atendimento seja da melhor qualidade possível”, disse.

Alcides Bernal anunciou hoje que já determinou ao comandante da Guarda Municipal, que coloque um efetivo em toda a extensão da Orla Ferroviária, para garantir a segurança não apenas do patrimônio público, mas também dos frequentadores do local e quiosques. “Nosso efetivo da Guarda fará a ronda com o auxílio de bicicletas. Todo o suporte que cabe à Prefeitura será oferecido com eficiência e agilidade. Haverá iluminação suficiente, paisagismo será mantido por meio das equipes de poda, a limpeza será frequente para que haja higiene e organização do espaço coletivo. Vamos participar desse novo processo com toda a responsabilidade”, garantiu o prefeito.

A inauguração dos quiosques está prevista para acontecer no mês de março. A partir de agora, com a entrega das chaves, cada um dos nove permissionários passam a organizar as instalações devidas na parte interna de seus quiosques, que irão funcionar nos seguintes horários:

Domingo: 9h às 24h
Segunda a quinta-feira: 15h às 24h
Sexta-feira: 15h às 04h
Sábado: 9h às 4h
Véspera de feriados: 15h às 4h
Feriados: 9h às 24h

A solenidade de entrega das chaves dos quiosques contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Valter Cortez e dos vereadores Waldecy Batista Nunes – Chocolate e Derly dos Reis de Oliveira – .