Os vereadores que acompanham as equipes de transição da prefeitura, Thais Helena (PT) e (PDT), confirmaram que há uma dificuldade da equipe de (PP) em ter acesso a informações importantes que deveriam ser repassadas pela equipe de transição indicada pelo atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB).

A vereadora Thais Helena (PT) explicou que após quatro reuniões, a equipe de Bernal só teve acesso a informações já disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura. Segundo ela, não foram repassadas informações importantes como relação de servidores comissionados e concursados ou mesmo a última prestação de contas feitas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Thais entende que as barreiras podem prejudicar Bernal e, ai sim, fazer Campo Grande perder recursos. “Não há transição por parte do Nelsinho. Podemos perder recursos pela letargia da administração dele, que não passou documentos solicitados”. Segundo a vereadora, os pedidos de documento por parte da equipe de Bernal estão registrados em ata e também foram feitos por meio de ofícios.

A vereadora não acredita que a equipe de Nelsinho esteja fazendo de propósito para atrapalhar o novo prefeito. Todavia, ressalta que eles cumprem ordens e critica a postura da administração ao informar que alguns documentos só serão repassados no dia 31 de dezembro de 2012. “Se fosse para passar no dia 31 de dezembro não precisava de equipe de transição. Cada secretário sabe da sua pasta. Não vejo motivo para esta demora para passar informações”, criticou.

O vereador Paulo Pedra confirma que a equipe de Bernal solicitou documentos e estes não foram entregues. Ele entende que algumas informações já deveriam ter sido repassadas e outras teriam que ter ao menos um cronograma com a data em que serão apresentados. O vereador entende que se Bernal já tivesse indicado os secretários, cada um poderia ir pessoalmente as secretarias e cobrar o acesso aos dados. Todavia, diz que respeita a posição do prefeito eleito, que só deve anunciar os secretários na última semana de dezembro.

A próxima reunião da equipe de transição está marcada para esta quarta-feira (5), as 8h30. No encontro a equipe de Bernal espera os documentos solicitados ou ao menos uma apresentação por secretarias, mostrando os pontos mais críticos de cada pasta.

Em coletiva à imprensa, Bernal reclamou da dificuldade em receber informações da atual administração. A lista de informações não repassadas inclui o saldo disponível em caixa, restos a pagar, dívida, contratos e convênios, bens móveis e imóveis, demonstrativos de despesas dos dois últimos quadrimestres, bens de consumo, quadro de servidores contratados e concursados, precatórios, desapropriações em andamento, relação de concursos e de concursados que ainda não foram chamados.