Por seis votos a dois, a Câmara Municipal de aprovou na noite de ontem (13) a abertura de uma CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) para investigação do caso onde a Prefeitura de Paranaíba está sendo acusada de desviar dinheiro por meio de notas frias. 

A iniciativa da Câmara partiu após receber um ofício expedido pelo Ministério Público Estadual, onde havia a exigência de que o Legislativo procedesse com uma investigação paralela, sob pena de sanções penais, civis e/ou administrativas.

O plenário da Câmara estava totalmente tomado, inclusive com pessoas na parte de cima, algumas sentadas no chão e outras em pé, esperando a votação da abertura de CPI. Antes, porém, alguns vereadores emitiram sua opinião sobre essa instalação. Cartazes e faixas faziam menção à CPI, alguns diziam “fora quadrilha nota fria”, “fora ladrões” e “CPI sim”. 

O vereador Andrew Robalinho (PMDB), declarou que há a necessidade de CPI e ponderou que as investigações devem ocorrer para que os culpados sejam punidos, já que as evidências apontam visível . “Tem muitos presentes com posses aqui, mas tenho certeza que ninguém aqui anda com R$ 22 mil no bolso”, disse Andrew fazendo referência ao dinheiro encontrado na casa do tesoureiro da Prefeitura, Bruno Garcia.

O vereador foi bastante aplaudido após seu discurso. Quem não estava nem um pouco feliz, foi o vereador da base do prefeito, Maycol Doido (). Maycol foi vaiado por diversas vezes, após chamar a CPI de eleitoral e chamar alguns presentes de puxa-saco. 

Por fim, Maycol atacou o vereador Jalmir Modesto, dizendo que ele nunca falar durante os três anos e meio de mandato. Após atacar a CPI e discursar atacando o candidato Diogo Tita (PPS), o vereador finalizou seu discurso e foi vaiado novamente pelo público presente.

Jalmir justificou seu voto favorável à abertura de CPI, e aproveitou a oportunidade para responder Maycol, dizendo que ele não passava de um “papagaio do prefeito”. Desta vez, os presentes aplaudiram Jalmir. Maycol subiu novamente à tribuna, dizendo que não precisava de aplausos dos presentes que sua resposta seria dada no dia 7 de outubro. Maycol insinuou também que Braquiara estaria ‘eleito’. “O povo já decidiu”, disse.

Na hora da votação: Fredson Freitas (PSDB), Andrew Robalinho (PMDB), Damião Martins Ferreira (PRTB), Maria Eugênia Alves De Assis (DEM), Marcos Antônio Pereira Magalhães (PSDB) e Jalmir Modesto (PMDB) foram a favor da criação da CPI, apenas Maycol Doido (PDT) e Gerônimo Carlos da Silva (Geromão – PR) foram contra CPI. Nesses casos o presidente do Legislativo, José Souto Silva (Zé Carioca – PSDB) não vota, a menos que haja empate.