O perdão aos condutores multados por estacionar nos canteiros sem sinalização da Rua Paulo Coelho Machado, nas proximidades do Shopping Campo Grande, foi confirmado na manhã desta quarta-feira (18) ao vereador Alex (PT) pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Jr. Na mesma audiência, Alex comemorou outra vitória: a Prefeitura vai melhorar as condições de mobilidade em trechos estratégicos da Avenida Afonso Pena, com a sinalização de pedestre se a abertura de travessias nos canteiros.

“Foi extremamente sensível a acolhida do prefeito e do diretor da Agetran às reivindicações que eu levei, por solicitação da comunidade. Antes de tudo, precisamos respeitar as leis, mas o bom senso não pode ser descartado. E assim foi possível desfazer um prejuízo social”, reconheceu Alex. Ele se refere às multas que foram aplicadas aos condutores que, inadvertidamente, por entender que não havia sinalização específica, estacionavam seus carros no canteiro da Rua Paulo Coelho Machado.

A pedido de Alex, primeiro a Prefeitura mandou pintar com a cor amarela os meios-fios dos canteiros da via. Agora, após consultar o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) durante o encontro com o vereador petista, Rudel anunciou que vai fazer um levantamento de todas as multas expedidas desde a reinauguração da rua, em novembro de 2011, e providenciar seu cancelamento. Além do prefeito, o titular da Agetran disse que também iria procurar os integrantes da Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infração) e definir quais as medidas cabíveis para anular os autos de infração.

“É importante frisar: trata-se de uma decisão em caráter excepcional, pois as multas foram aplicadas de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, segundo o qual é proibido estacionar nos canteiros, independentemente de existir ou não uma sinalização específica. Canteiro não é lugar de estacionamento, mesmo sem a faixa amarela”, ressalvou Rudel Trindade Jr.

Afonso Pena

Alex informou ainda que depois de conversar com o prefeito Nelsinho, o diretor-presidente da Agetran confirmou o atendimento à reivindicação para melhoria das condições de mobilidade na Avenida Afonso Pena, recentemente revitalizada pelo poder público. A Prefeitura vai aplicar a faixa de sinalização para pedestres e reimplantar as travessias dos canteiros da avenida em ao menos três trechos: em frente à Escola Estadual Joaquim Murtinho, na quadra entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio e em frente à Praça Ary Coelho.

“Estas conquistas são resultado da participação da comunidade, que luta por seus direitos, e refletem também a responsabilidade e o empenho de quem defende o interesse coletivo. Nós fomos instrumentos da participação popular e de suas legítimas vontades; a Prefeitura e a Agetran demonstraram bom senso, sensibilidade e respeito a um clamor de inegável legitimidade. O resultado: todos se beneficiam e a cidade ganha em qualidade de vida para pedestres e condutores”, concluiu Alex.