Por ter rompido apoio oficial ao candidato da coligação “Humanizando ”, encabeçada pelo candidato Álvaro Soares dos Santos (PR), o governador (PMDB) revoltou peemedebistas e corre o risco de ser expulso da legenda por infidelidade partidária. 

No último programa eleitoral dos candidatos a prefeito, exibido na quarta-feira (3), o governador pegou os correligionários de surpresa ao aparecer na televisão pedindo votos para o candidato da coligação “Juntos por Ponta Porã”, comandada por Hélio Peluffo (PSDB).

A traição, segundo o vice-presidente municipal do PMDB, José Eraldo Rebelo Maciel, indignou os correligionários. “Aqui todo mundo está revoltado com a falta de ética do governador”, contou.

Em resposta, o diretório municipal já comunicou à direção regional do PMDB da traição e realizará reunião hoje (5) à noite para adiantar o procedimento técnico para oficializar o pedido de expulsão de Puccinelli no máximo até a próxima quarta-feira (10). “Chega de desmandos, exigimos respeito”, declarou a secretária municipal do partido, Luzia Silva.

O estatuto do PMDB, segundo a assessoria da direção regional, realmente prevê a expulsão por infidelidade partidária. O cartório da 19ª zona eleitoral de Ponta Porã, responsável pela fiscalização da propaganda política nas eleições 2012, ratificou que o apoio de Puccinelli a um candidato de outra coligação é passível de pedido de expulsão pelo diretório do PMDB no Estado e até pelo diretório municipal da agremiação.

Quanto a Hélio Peluffo, a única punição prevista na legislação eleitoral para a utilização das declarações de Puccinelli em favor da sua coligação é o pedido de direito de resposta que, em virtude do encerramento do programa eleitoral gratuito para os candidatos majoritários, poderia ser utilizada nas inserções diárias.

Para finalizar, Luzia informou que o pedido de expulsão será apresentado pessoalmente pelos dirigentes municipais ao diretório regional, com cópia ao comando nacional, incluindo vídeo que prova a infidelidade de Puccinelli.

(Com MercosulNews e editada às 15h40 para acréscimo de informações)‏