Reserva Indígena elege o 1º vereador em Dourados
Professor pedagogo, o guarani Aguilera de Souza (PSDC) foi eleito com 1.419 votos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Professor pedagogo, o guarani Aguilera de Souza (PSDC) foi eleito com 1.419 votos
A cidade de Dourados elegeu o primeiro índio da história do município para ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores. Trata-se do guarani Aguilera de Souza (PSDC), que foi eleito com 1.419 votos.
Morador na aldeia Jaguapirú, Aguilera é professor e pedagogo. Ele disse que hoje a aldeia de Dourados tem um líder político. “Foram anos esquecidos pelo poder público, mas a população indígena entendeu a importancia de se organizar e lutar por seus direitos. Até hoje, sem um representante na Câmara de Vereadores, não havia mecanismos de termos representatividade. Isto vai mudar a partir de 2013, quando seremos porta voz das reivindicações da comunidade e estaremos lá para sermos ouvidos. A minha meta será lutar pelos direitos do ser humano, que muitas vezes é esquecido quando o assunto é indígena. Sei que a luta não será fácil, mas agora podemos ter mais força no combate a violência que assola nossa aldeia. Vamos olhar com carinho as nossas comunidade e trabalhar por elas”, destacou, observando que vai trabalhar por mais saúde, moradia e melhor qualidade de vida para a Reserva.
De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando de Souza, a aldeia de Dourados está em festa. “Para nós, termos um vereador é algo fantástico. A comunidade está despertando para se organizar e viabilizar condições de ocupar cargos importantes”, destaca.
Fernando diz que desta vez a comunidade usou a estratégia para eleger ao menos um candidato. “Na última eleição foram 8 candidatos a vereadores indígenas e por isso houve muitos votos distribuídos entre os candidatos, o que não possibilitou a eleição de nenhum. Desta vez colocamos a disposição apenas quatro nomês o que direcionou maior quantidade de votos entre os postulantes a vaga”, conta.
Fernando contabiliza que a reserva indígena tenha 5.6 mil votantes. Destes, apenas 3.910 votos foram válidos. Os outros 1.690 é resultado de votos nulos, brancos e abstenções. Do total de votos válidos, o prefeito Murilo Zauith teve 49%, enquanto a candidata Keliana Fernandes somou 39%; uma diferença de apenas 10%. Delane Borges teve 11% dos votos, enquanto Zé Roberto somou 1%.
Segundo Fernando em todo o Estado já ocupam cadeiras do Legislativo 7 vereadores índios. Eles estão nas cidades de Caarapó (1), Tacurú (1), Japorã (2), Laguna Carapã (1), Coronel Sapucaia (1) e Dois Irmãos do Buriti (1). Fernando diz que a comunidade indígena está apurando se eles foram eleitos.
Em Dourados, os três outros indígenas que disputaram a vaga no Legislativo foram: Wilson Matos, Curu e Jorge Paredes.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.