PDT reproduz aliança com PMDB no interior e aproxima PT do PSD

Com a aliança entre PDT e PMDB em Campo Grande sendo reproduzida na maioria dos municípios sul-mato-grossenses, o PT intensifica aproximação com o PSD para ocupar o espaço deixado pelo ex-aliado. Depois de apoiar a candidatura de Zeca do PT, em 2010, os pedetistas decidiram, neste ano, caminhar ao lado do pré-candidato a prefeito pelo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com a aliança entre PDT e PMDB em Campo Grande sendo reproduzida na maioria dos municípios sul-mato-grossenses, o PT intensifica aproximação com o PSD para ocupar o espaço deixado pelo ex-aliado. Depois de apoiar a candidatura de Zeca do PT, em 2010, os pedetistas decidiram, neste ano, caminhar ao lado do pré-candidato a prefeito pelo PMDB, deputado federal Edson Giroto.

A aliança com os peemedebistas no maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul tem tido reflexo em boa parte dos municípios do Estado. Depois das eleições de 2010, os petistas esperavam que o PDT permanecesse no arco de alianças da legenda tanto na Capital, quanto no interior.

O ex-governador Zeca do PT disse que não se sentiu traído pelo presidente regional do PDT, Dagoberto Nogueira. Nas últimas eleições, o pedetista concorreu ao Senado na chapa encabeçada pelo petista. “Isso é muito circunstancial. É uma eleição municipal e é normal ele [Dagoberto] buscar novos parceiros, caminhar assim”, comentou.

Segundo Zeca, a perda do aliado na corrida pela sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e em outros municípios de Mato Grosso do Sul não enfraquecerá o PT nas eleições de outubro. “O PT por si só tem muita força”, assegurou o ex-governador, que neste ano concorrerá ao cargo de vereador em Campo Grande.

Novo parceiro

Apesar da declaração, o petista revelou que a legenda tem procurado outros partidos para ocupar a vaga deixada pelo PDT. Um deles é o PSD, legenda presidida pelo empresário Antonio João Hugo Rodrigues, ex-suplente do senador Delcídio do Amaral (PT). “Faz parte do jogo”, ponderou.

Alinhados no projeto de pulverização de candidaturas em Campo Grande, PT e PSD tem caminhado em conjunto também nos municípios do interior. “Em várias cidades o PSD vai estar conosco na cabeça”, enfatizou Zeca, citando como exemplo as cidades de Cassilândia, Três Lagoas, Naviraí, Nova Andradina e Bela Vista. “Nesses municípios teremos candidatos a prefeito e a vice do PSD e PT”, emendou.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma