Operação recolhe panfleto sobre sumiço de provas em processo contra Puccinelli Jr e Giroto
Material foi recolhido em dois pontos da Capital. Intenção foi evitar que a massa tivesse acesso ao conteúdo publicado pela revista de circulação nacional Isto É, no dia 4 de abril de deste ano.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Material foi recolhido em dois pontos da Capital. Intenção foi evitar que a massa tivesse acesso ao conteúdo publicado pela revista de circulação nacional Isto É, no dia 4 de abril de deste ano.
A distribuição gratuita de panfleto com a reprodução de reportagem da Revista Isto É, do dia 4 de abril, com a matéria intitulada “As Provas Sumiram”, transformou a sede da 3ª DP, localizada no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira, 10, num verdadeiro encontro de fardas, patentes e ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão do Governo Estadual.
O burburinho na sede da delegacia começou logo após a detenção de cinco pessoas que estavam fazendo transporte e distribuição do material da revista Isto É. A reportagem da revista, assinada pela jornalista Izabella Torres, revela que “Gravações que sustentavam ação no STF contra o deputado Edson Giroto e o filho do governador de Mato Grosso do Sul desapareceram e comprometem a atuação da Justiça”. O Midiamax publicou, no dia 01 de abril (ver matéria relacionada abaixo) , o conteúdo disponibilizado no site da revista.
A reportagem cita que “As conversas entre o grupo de sustenção da campanha de André Puccinelli ao governo renderam cinco DVDs. Dois sumiram. Mas é justamente o que foi gravado nos dias 29 e 30 de setembro de 2006, com as conversas do filho do governador, que não integra o processo. Segundo Semy Ferraz, o áudio desaparecido é o que mais compromete o clã Puccinelli”.
Outro trecho da matéria afirma que “De acordo com denúncia do MP Federal, o governador de Mato Grosso do Sul, seu filho, André Puccinelli Júnior, e seus assessores “Idealizaram um plano para imputar falsamente” ao adversário do PT a acusação de crime eleitoral”.
Parte dos detidos panfletavam na Avenida Mato Grosso e outros foram abordados na Avenida Rachid Neder a bordo de um veículo carregado de panfletos. A ação, segundo um dos detidos, foi feita pela polícia e depois todos foram encaminhados para a delegacia. Dois veículos e o material também foram levados para a DP.
Com a apreensão dos panfletos, que somavam 80 mil unidades, conforme uma das pessoas conduzidas para a delegacia, foi ordenada verdadeira operação-abafa para barrar a disseminação do material nas ruas da Capital.
A intervenção do governo na operação-abafa ficou evidente com a chegada, na delegacia, secretário de governo do Estado, Osmar Domingues Jerônymo, que, ao chegar, foi direto para uma das salas do prédio, onde, provavelmente, o delegado colhia os depoimentos dos panfleteiros.
Além de Jerônymo, foram até a delegacia o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, graduados e praças da PM, além de advogado representando o Governo.
A reportagem apurou que a suposta transgressão registrada nos boletins de ocorrência foi tipificada como violação de direito autoral. Segundo uma das pessoas que faziam a distribuição, os panfletos haviam sido encomendados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS). Até o momento, a CUT-MS não se manifestou.
A polícia faz monitoramento na noite desta terça-feira para localizar o possível depósito e a gráfica onde o material foi impresso.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.