Na eleição deste ano o governador (PMDB) irritou muita gente pelo interior do Estado. Antes da eleição ele anunciava que não faria campanha em alguns municípios porque tinha lugar onde mais de um amigo disputava a eleição. Porém, iniciado o processo eleitoral, Puccinelli não resistiu e protagonizou cenas que causaram antipatia em muitos colegas de partido.

Em Ponta Porã a ira foi tão grande que filiados chegaram a pedir a expulsão de Puccinelli do partido depois que o governador, contrariando a decisão do diretório municipal de apoiar Álvaro Soares dos Santos (PR), pediu votos para Hélio Peluffo (PSDB), candidato do prefeito Flávio Kayat (PSDB).

“Pergunta se ele vai dar o lugar dele e apoiar o Dagoberto para o Senado”, declarou o militante Juarez Figueiredo, irritado com um possível golpe para tirar de seu grupo o comando do PMDB em Iguatemi. A declaração de Juarez foi em resposta a constatação de que Puccinelli defendia o PDT em Iguatemi para agradar o antes rival e agora aliado, Dagoberto Nogueira (PDT).

Segundo Juarez, a possível armação ocorreria por repúdio ao grupo que, contrariando Puccinelli, que defendia o candidato do PDT, Lidio Ledesma, apoiou a reeleição do atual prefeito, José Roberto (PSDB).

A eleição acabou em outubro, mas a briga agora é pelo comando dos diretórios municipais. A reunião do PMDB para homologação de chapas dos diretórios foi marcada pela revolta de militantes de Iguatemi. Segundo Juarez, o ex-prefeito Darci Thiele, tem passeado por Iguatemi com um papel dizendo que ganhou a presidência do PMDB municipal, quando na verdade foi derrotado em convenção. Juarez foi a reunião do partido para fazer a homologação, mas não conseguiu, visto que Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Carlos Marun (PMDB), responsáveis pelos pareceres, não foram ao encontro.

Irritado, Juarez ameaçou deixar o partido e não descartou a possibilidade de um golpe para dar o comando ao ex-prefeito, que ele acusa de ter deixado mais de 400 famílias sem comer quando não pagou salários dos servidores públicos. “Se a presidência ficar com ele nós vamos sair do partido”, ameaçou o peemedebista histórico.