Na manhã desta quinta-feira (18) data em que seria realizado o Ato Público dos trabalhadores em educação, uma comissão da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) participou de uma reunião na Assembleia Legislativa com o intuito de repassar para os deputados estaduais os quesitos da negociação com o governador, André Puccinelli (PMDB), solicitar que eles apoiem os trabalhadores em educação e acompanhem de perto as tramitações no Governo para que as alterações na Lei Complementar 087/2000 (Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) cheguem o mais rápido possível a Casa de Leis para votação.

Na ocasião o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, também usou a tribuna em sessão da Casa de Leis para expor para toda a sociedade sul-mato-grossense as conquistas da categoria e reafirmar que a luta pela educação pública de qualidade continua, que ainda existem muitos avanços necessários e que a Federação conta com os deputados para consolidar os direitos dos trabalhadores em educação de MS.

Segundo o presidente da FETEMS, Roberto Botareli, a Federação marcou essa reunião com os deputados nessa data simbólica, que seria realizado o Ato Público, com o intuito de consolidar ainda mais as conquistas obtidas pelos trabalhadores em educação após negociação com o Governo do Estado. “Os deputados estão acompanhando a nossa luta desde abril, quando fizemos uma vigília na Casa de Leis, por causa do reajuste dos administrativos, desde então foi montada uma comissão por eles para que acompanhassem as negociações da categoria com o Governo, portanto após as negociações firmadas resolvemos vir até aqui conversar e solicitar que mais uma vez os deputados estejam atentos e acompanhem de perto os tramites para que as alterações na Lei Complementar 087, que garantirão as nossas conquistas, estejam na Assembleia e sejam votadas dentro do prazo combinado”, afirma.

Para o deputado estadual, Jerson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, a FETEMS se mostra uma entidade forte, que cumpre o seu papel na mesa de negociação e garante os direitos da categoria. “Em 18 anos que estou nesta Casa de Leis é a primeira vez que uma entidade obtém conquistas tão significativas como estas e vem até a Assembleia Legislativa ressaltar a importância dos deputados estaduais neste processo de consolidação das Leis que garantirão de fato que estas questões sejam colocadas em prática. Parabéns a direção da Federação que tem conduzido essa importante entidade brilhantemente, pois com certeza com essas alterações na Lei Complementar 087/2000 os trabalhadores em educação sentirão mudanças significativas em sua carreira”, afirma.

De acordo com o deputado estadual, Pedro Kemp (PT), que sempre foi o intermediador da categoria na Assembleia Legislativa, a FETEMS mostra mais uma vez o porquê é a maior entidade sindical de Mato Grosso do Sul e uma das mais representativas, pois foi para a mesa de negociação e soube garantir o direito dos trabalhadores em educação, mesmo após ter que colocar uma grande campanha contra o governador de MS na mídia. “Nós da comissão de educação da Assembleia Legislativa vamos acompanhar de perto para que todos os itens deste pacto pela educação pública sejam cumpridos pelo Governo do Estado. A FETEMS mais uma vez cumpriu o seu papel, colocou uma grande campanha contra as ações do Governo, que não respeitavam a categoria e nem a luta do movimento sindical da educação, na mídia, conseguiu reabrir o canal de negociação com o Governo e obteve conquistas históricas para a categoria, com certeza agora vamos cobrar para que o poder público cumpra todas essas questões”, disse.

Na ocasião o deputado federal, Antonio Carlos Biffi, ex-presidente da FETEMS, esteve na Assembleia Legislativa para parabenizar a Federação pelas conquistas da categoria, reafirmou que a comissão de negociação foi estratégica e conseguiu garantir os direitos dos trabalhadores em educação. “O movimento sindical possui o papel de garantir os direitos das categorias que defendem e estrategicamente a FETEMS foi além disso, expos a situação para toda a sociedade brasileira e com isso fez com que o Governo voltasse atrás em suas decisões e historicamente concedesse questões como a unificação da carreira e encabeçar a desmobilização da ação que o governador e mais cinco governantes tinham entrado no Supremo Tribunal Federal para reaver o reajusta do Piso Salarial Nacional. Quem ganha com isso é a categoria e os filhos e filhas dos trabalhadores de MS que terão acesso a um ensino público melhor, com profissionais mais valorizados”, conclui.