Recentemente criado, o PSD (Partido Social Democrático) idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, surpreendeu, elegendo três vereadores na Capital. Porém, amargou derrota em , já que a maior expectativa do partido em Mato Grosso do Sul era a vitória do candidato a prefeito, o vereador Ângelo Guerreiro.

Com 26 candidatos a vereador, o PSD conseguiu eleger três. Vanderlei Pinheiro de Lima, conhecido por Delei Pinheiro foi o quinto mais votado com 6.939 votos, Francisco Almeida Telles, o Chiquinho Telles obteve 3.729 e Ademar Vieira Júnior, apelidado de Coringa, entrou para a Casa de Leis com 3.127 votos.

Apesar da surpresa em Campo Grande, a aposta do partido no Estado era a vitória do candidato à Prefeitura de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro. Entretanto, “os louros” ficaram nas mãos de Márcia Moura (PMDB), que com 53,71% dos votos válidos se reelegeu. Guerreiro ficou em segundo lugar com 45,32% da preferência do eleitor.

Performance nas eleições no Brasil

Em todo o país, o PSD ficou em quarto lugar entre os partidos que mais ganharam prefeituras no primeiro turno das eleições municipais, com 491 conquistas.

Na quantidade de vereadores que o partido conquistou em sua primeira eleição: são 4.595 representantes no legislativo municipal, o que torna a sigla a 5ª do país entre as que mais elegeram vereadores, atrás apenas dos líderes PMDB, PSDB, PT e PP.