Edgar Bueno (PDT), 64, foi reeleito prefeito no segundo turno das eleições municipais de Cascavel, a quinta cidade mais populosa do Paraná, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O vice é o empresário e ex-diretor da Ferroeste Maurício Querino Theodoro (PSDB).

O pedetista engata sua terceira gestão no comando da cidade, que fica a 496 km de Curitiba. Bueno foi prefeito pela primeira vez de 2001 a 2004, e voltou ao cargo em 2009. Ele já atuou também por três vezes como deputado estadual.

De 2005 a 2008, quem liderou a administração de Cascavel foi Lísias Tomé (PSDC), que ficou em quinto lugar no primeiro turno das eleições, com 3,45% dos votos.

Durante a campanha, Bueno defendeu como propostas elevar a qualidade do ensino da cidade com escola integral, ampliar e melhorar a rede de atendimento de saúde com novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e reforçar a guarda municipal.

Ele contou com o apoio de onze partidos na coligação “Minha vida é Cascavel”, formada por PDT, PSDB, PMN, PR, PSL, PTB, PRTB, PT do B, PTN, PHS e PRP.

Na apresentação de seu plano de governo, no site da sua campanha, exaltou Cascavel como uma “metrópole do futuro”: “Esta jovem cidade é tratada por especialistas e pela mídia nacional como uma das metrópoles do futuro, uma das 70 melhores cidades do país para construir carreira profissional”, diz o texto.