Pular para o conteúdo
Política

Dois dias após vitória de Bernal, jornal O Estado MS publica direito de resposta

Por divulgarem matéria inverídica, os jornais Correio do Estado e O Estado de MS receberam determinação da Justiça Eleitoral para conceder direito de resposta a Alcides Bernal (PP). No entanto, a publicação deveria acontecer no sábado (27), um dia antes da eleição, fato que não ocorreu.  Somente dois dias após a vitória de Bernal nas […]
Arquivo -

Por divulgarem matéria inverídica, os jornais Correio do Estado e O Estado de MS receberam determinação da Justiça Eleitoral para conceder direito de resposta a (PP). No entanto, a publicação deveria acontecer no sábado (27), um dia antes da eleição, fato que não ocorreu.  Somente dois dias após a vitória de Bernal nas urnas, o jornal O Estado MS resolveu obedecer à notificação judicial e divulgar matéria de esclarecimento.

A defesa de Bernal entrou com ação pedindo direito de resposta baseando-se no teor de duas reportagens sobre um vídeo postado na internet afirmando que o então candidato estava envolvido numa negociata envolvendo dinheiro para campanha.

Após averiguação do IPC (Instituto de Perícias Científicas) e do Instituto Lebarbenchon Perícias o vídeo foi constatado como “montado, falso e com uma edição crassa”. Já a Laudo, Negócios Imobiliários e Avaliações, por sua vez, verificou “características convincentes de que o vídeo é editado, ou seja, montado”.

Sendo assim, a Justiça Eleitoral expediu notificação às 18 horas do dia 26 de outubro, para que, no dia seguinte, os jornais divulgassem o direito de resposta. Como a determinação judicial chegou às redações antes das 18 horas, horário que teoricamente precede os fechamentos de edições, os veículos teriam todas as condições para o cumprimento. Entretanto, a ordem judicial não foi obedecida.

Apenas nesta terça-feira (30), dois dias após o resultado da vitória de Bernal, o jornal O Estado MS resolveu cumprir a determinação da Justiça. Obtendo a mesma proporção da matéria com informações sobre o vídeo falso, o direito de resposta de Bernal foi publicado.

Na publicação, consta que os coordenadores da campanha assim como o novo prefeito foram surpreendidos com uma montagem grosseira de um vídeo filmado anonimamente. “Até mesmo um leigo consegue identificar a farsa, pois claramente se vê a diferença entre áudio e imagem. Ainda assim, esse jornal, inescrupulosamente publicou matéria sobre o referido vídeo como se não houvesse nenhuma constatação sobre sua veracidade”, relata um dos trechos da publicação.

Logo abaixo, encontra-se o laudo dos institutos periciais que comprovam a montagem e falsidade do vídeo. Em seguida, no final, a equipe de Bernal lamenta as “ações ardilosas e caluniosas” que tentaram desqualificar a idoneidade do novo prefeito.

Por fim, está o agradecimento da agilidade da Justiça Eleitoral e do apoio recebido imediatamente após a tentativa de macular a imagem de Alcides Bernal. Até o momento o Correio do Estado não cumpriu determinação da Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Isma, da dupla Irmãs de Pau, expõe ficada com rapper famoso: ‘Fica com trans’

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

lula

Lula diz que ministros do STF foram atingidos por mais uma medida arbitrária do governo dos EUA

gaza

Tropas de Israel matam mais de 30 palestinos que buscavam comida, dizem autoridades de Gaza

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

trump bolsonaro

Bolsonaro, Trump e recesso parlamentar marcam semana política em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira escala médica nas Upas e CRSs de Campo Grande neste sábado

Profissionais atendem nos três turnos em 10 unidade saúde da capital

Política

Investigado por corrupção, Patrola tem contrato reajustado para quase R$ 4 milhões em Ladário

Contrato foi reajustado menos de um ano após a assinatura

Transparência

Agesul divulga resultado de R$ 92 milhões em licitações de obras em MS

Contratos são para drenagem e pavimentação asfáltica

Transparência

MP vai inspecionar fazenda gigante de Michel Teló após flagra de desmatamento ilegal

MPMS livrou Teló de ação judicial em troca de acordo