Descrente no apoio do PMDB em 2014, PT mantém o foco nas eleições municipais
Para petistas, o governador fala em aliança na sucessão estadual no intuito de desarticular o partido em 2012, principalmente, na corrida pela sucessão da prefeitura da Capital
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para petistas, o governador fala em aliança na sucessão estadual no intuito de desarticular o partido em 2012, principalmente, na corrida pela sucessão da prefeitura da Capital
Desconfiados em relação às intenções do PMDB, petistas destacaram nesta quarta-feira (02) não ceder aos encantos dos rivais e manter a foco na disputa pelo comando das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul. O plano é ampliar o número de prefeitos e vereadores do partido para entrar com força na corrida pela sucessão do Governo do Estado e não depender dos adversários em 2014. Neste contexto, uma das prioridades seria levar a disputa na Capital para o segundo turno.
No último fim de semana, o governador André Puccinelli (PMDB) e até o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) admitiram a possibilidade de o PMDB abrir mão de candidatura própria ao Governo do Estado para apoiar o senador Delcídio do Amaral (PT), em 2014. “Com essas declarações eles tentam é causar confusão”, disse o deputado federal Vander Loubet (PT), pré-candidato a prefeito de Campo Grande.
A opinião do parlamentar leva em conta o inevitável surgimento de boatos sobre a possibilidade de a aliança começar a se desenhar ainda em 2012, inclusive com a aproximação dos rivais em colégios eleitorais estratégicos, onde pré-candidatos peemedebistas não emplacam nas pesquisas. “Mas nós não vamos perder o foco nas eleições municipais”, ressaltou Vander.
Segundo ele, o PT está consciente de que o PMDB apenas abandonará a disputa pela sucessão do Governo do Estado no caso de sair menor das eleições municipais. “Se diminuirmos de tamanho no Estado nestas eleições municipais qual a garantia de apoio do PMDB em 2014?”, questionou Vander.
O deputado estadual Cabo Almi (PT) fez coro ao discurso. “Se o PMDB ganhar no primeiro turno em Campo Grande, vencer em Três Lagoas e indicar o vice do prefeito Murilo Zauith (PSB) em Dourados se sentirá forte para lutar pela sucessão estadual”, analisou. “Uma coisa depende da outra”, acrescentou para reforçar a importância da eleição municipal na disputa pela sucessão estadual.
Descrente no apoio do PMDB
Independentemente do resultado das eleições municipais, Vander duvida do apoio do PMDB a Delcídio na sucessão estadual. “As ações do André não vão ao encontro da fala dele sobre aliança com o PT em 2014”, explicou. Como exemplo, ele citou “a audiência do governador a presidente Dilma sem a participação do Delcídio”. “Também tem o assédio do PMDB a partidos que estavam conosco, como o PDT”, acrescentou. “É logico que eles estão buscando se fortalecer para continuar no comando do governo”, concluiu.
Sem credibilidade
Os deputados estaduais Paulo Duarte (PT) e Pedro Kemp (PT) também colocaram em xeque a sinalização de apoio do PMDB a Delcídio em 2014 e reforçaram a importância de o PT se fortalecer para não depender dos rivais. “Não podemos ficar esperando pelos outros, temos a presidente mais bem avaliada da história do País”, destacou Duarte.
Já a incerteza sobre o apoio do PMDB leva em conta constantes mudanças de comportamento de André. “Cada hora ele fala uma coisa, uma hora crítica o PT, depois defende aliança. Até parece a lua, cheia de fases”, comentou Duarte. “Realmente existe a chance de o PMDB nos apoiar em 2014, mas temos que considerar todas as possibilidades, porque o André vai e volta toda hora”, reforçou Kemp.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Diplomação de eleitos em municípios de MS começa nesta semana; confira datas
Campo Grande terá diplomação de vereadores e prefeita em 18 de dezembro
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.