O candidato a prefeitura de Campo Grande participou de reunião na Federação acompanhado do ex-presidente da entidade e atual deputado federal, Antônio Carlos Biffi

No final da tarde desta quarta-feira (10) o candidato a prefeitura de Campo Grande, , compareceu na FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), acompanhado pelo ex-presidente da entidade e atual deputado federal, Antônio Carlos Biffi (PT), para assinar a Carta Compromisso com a Educação Pública.

De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a maioria dos candidatos as prefeituras sul-mato-grossenses foram convidados a assinar a Carta Compromisso que é uma maneira dos futuros administradores públicos assumirem a responsabilidade de investir na educação pública e cumprir o que consta em Lei, como, por exemplo, a questão do Piso Salarial Nacional. “O que queremos é que estes representantes, que serão eleitos pelo povo, tenham de fato o compromisso com a qualidade da educação em seus municípios e através deste documento poderemos cobrar deles, os que não quiserem assinar deixam claro que a educação não será prioridade durante a sua gestão. Hoje o Bernal assumiu este compromisso conosco e se mostrou comprometido com a qualidade do ensino público ofertado para os filhos dos trabalhadores da Capital”, afirma.

Para Alcides Bernal o fato da FETEMS recebê-lo é um ato de confiança e com certeza ele honrará o compromisso assumido com a qualidade da educação pública. “Ser recebido pela direção da Federação é uma honra, pois quero assumir com esta importante entidade o compromisso de lutar pela qualidade do ensino público. Fiquei tranquilo ao ler a Carta Compromisso do movimento sindical da educação, pois tem muitos pontos que coincidem com o nosso Plano de Governo”, ressalta.

Segundo o deputado federal Biffi a FETEMS está cumprindo o seu papel ao exigir que os próximos prefeitos tenham compromisso com a educação pública, por isso ele fez questão de acompanhar o Bernal até a Federação, pois já declarou o seu apoio a ele no e como ex-presidente da entidade não poderia deixar de pedir que ele assumisse esse compromisso com os trabalhadores em educação. “Neste segundo turno das eleições na capital já declarei o meu apoio, como deputado federal, assim como o meu partido (PT), ao Bernal e não poderia deixar de solicitar que ele tivesse um olhar especial para a educação pública, que é uma das minhas principais bandeiras de luta. Além disso, não poderia deixar de comparecer a FETEMS com ele, pois já fui presidente desta entidade, sou militante do movimento sindical da educação e a Federação é a maior entidade sindical de Mato Grosso do Sul e com certeza é de extrema importância na luta por um ensino público de qualidade”, afirma.

A carta-compromisso prevê medidas como o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional na íntegra e a ampliação dos programas do livro didático, da merenda e do . A carta busca consolidar as boas práticas na gestão pública que possam dinamizar não só os avanços alcançados, mas levar à construção de uma Educação capaz de tornar mais justa, sustentável e próspera a sociedade como um todo. A campanha para que os candidatos as prefeituras assumam este compromisso está sendo feita nacionalmente pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e em nível estadual pela FETEMS e os seus 71 SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) filiados.