Política

Vereadores de Campo Grande apoiam debate sobre mudança de nome de MS

Maioria dos parlamentares ouvidos se diz a favor de plebiscito. Deles, apenas dois se declararam contra a troca da nomenclatura oficial de Estado

Arquivo Publicado em 07/02/2011, às 10h43

None

Maioria dos parlamentares ouvidos se diz a favor de plebiscito. Deles, apenas dois se declararam contra a troca da nomenclatura oficial de Estado

Os vereadores da capital sul-mato-grossense defendem que a troca do nome oficial de Mato Grosso do Sul seja discutida com a população e representantes da sociedade organizada. Mesmo sem dizer se são ou não a favor, a maioria dos parlamentares afirmou ser importante que se abra o debate.


Alguns parlamentares se declaram abertamente a favor de um novo nome: Estado do Pantanal. É o caso da petista Thaís Helena, “temos quer ter no nome nossa maior riqueza, que é o Pantanal, e a sociedade tem que discutir isso”, afirmou a vereadora.


A maioria dos parlamentares ouvidos ficou em cima do muro. Não falaram nem a favor nem contra a mudança, apenas defenderam a “ampla discussão” da temática. Nesse meio termo ficaram vereadores de partidos diversos, do PSC ao PMDB.


“Defendo um plebiscito, que seja realizado e discutido sem ‘festas’”, afirmou Athayde Neri (PPS). Opinião compartilhada por Paulo Pedra (PDT): “o importante é discutir e, principalmente, ver os custos de uma possível mudança e da divulgação do MS”.


Por outro lado, dois vereadores foram contra a mudança de nome. Um deles o presidente da Casa, Paulo Siufi (PMDB), que defende “um projeto de divulgação do nome de MS”, mas garante que se a população quiser irá discutir a temática e a realização de um plebiscito.


Um pouco mais radical, Graziela Machado (PR), se diz totalmente contra a medida. “Sou sul-mato-grossense, temos nossa identidade, não há porque mudar nome do Estado”, afirma a vereadora.
Mesmo com a divergência, todos parlamentares ouvidos se disseram “revoltados” com as constantes trocas de nome envovendo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na mídia nacional.

Jornal Midiamax