Na sessão desta terça-feira (01/03), o vereador Elias Ishy insistiu novamente na situação das estradas que servem para o escoamento da produção do setor rural em Dourados. Elias, que já havia se colocado semana passada, pedindo ao Governo do Estado providências quanto ao maquinário da Agesul para atender a demanda do município, desta vez criticou a atitude do governador André Puccinelli, que só liberou recursos e mão de obra para sanar o problema das vias do Estado semana passada, dia 22 de março.

Para Elias, o principal problema está na falta de planejamento do Governo do Estado. ”Todo mundo sabe que esta é a época de colheita, portanto o Governo do Estado deveria ter começado estas obras há meses, e não ‘autorizar’ agora. Isso demonstra sua falta de comprometimento com o setor produtivo”, criticou Elias, que teve respaldo na fala de diversos colegas vereadores.

Em um segundo momento o vereador reivindicou que os recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), imposto retido na fonte por saca de soja produzida, sejam realmente aplicados para sua função e que haja transparência nessa aplicação. O fundo, que está em vigência desde 1999, gera mais de R$ 100 milhões por ano e deveria ser aplicado na conservação e abertura de novas estradas para o Estado.