A manifestação que o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) havia organizado, para a manhã desta sexta-feira (2), em retaliação ao delegado titular da 5ª DP, Fernando Lopes Nogueira, foi cancelada.

O presidente do Sinpol, Alexandre Barbosa Silva, disse que o ato estava sendo organizado por mais valorização do policial civil e em função da retaliação sofrida por policiais lotados na 5ª DP. Segundo Alexandre, os policiais estariam sendo proibidos de usar a camiseta do movimento organizado pelo sindicato.

Como o sindicato conquistou uma liminar, deferida pelo juiz Amaury da Silva Kuklinsk, assegurando o uso da camiseta pelos policiais nas delegacias, o delegado não teria autoridade de proibir. O sindicato pede que se cumpra a lei.

Audiência

Segundo o presidente do Sinpol, a manifestação pacífica foi cancelada porque eles optaram em marcar uma audiência com o governador (PMDB) na próxima quinta-feira (8) e debater os assuntos pendentes.

Alexandre disse que na reunião com Puccinelli eles vão tratar de acordos salariais e mudanças na Lei 114. A principal mudança requerida pelos policiais é que a promoção por antiguidade seja automática e não mais por vagas.

O sindicalista disse ainda que também tratará com o governador a respeito das represálias que policiais vem sofrendo.

Delegado

O delegado titular da 5ª DP, Fernando Lopes Nogueira, disse que não existem represálias em sua delegacia e que as condições de trabalho no local são excelentes.

“Não sei do que estão reclamando, nós temos ar-condicionados em todas as salas. TV por assinatura, as condições de trabalho são muito boas”.

Sobre o uso das camisetas, Nogueira disse que não proibiu ninguém de usar as camisetas. “Se os policiais não querem por a camiseta, não sou eu quem vai obrigar”, disse.