PMDB se reúne em Brasília para tentar apagar incêndio interno
A minoria peemedebista que está insatisfeita com a maneira pela qual está sendo acelerado o acordo entre o partido e o PT em torno da sucessão presidencial promete provocar dificuldades internas para o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), principal cotado para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A minoria peemedebista que está insatisfeita com a maneira pela qual está sendo acelerado o acordo entre o partido e o PT em torno da sucessão presidencial promete provocar dificuldades internas para o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), principal cotado para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A decisão da cúpula peemedebista alinhada com o PT de antecipar para 6 de fevereiro a Convenção Nacional do partido provocou reação entre lideranças regionais peemedebistas.
Porta-voz do grupo oposicionista do partido, o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, garante que pelos menos outros seis diretórios estaduais do partido não aceitam a mudança da data, concebida para acelerar as definições do acordo entre PT e PMDB para as eleições.
A Executiva Nacional do PMDB marcou reunião de emergência para quarta-feira, em Brasília, para tentar resolver o impasse. A ala oposicionista quer manter a convenção para o dia 8 de março. Neste grupo estariam os diretórios de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Acre, estados onde o PT tradicionalmente é um adversário, e não um aliado eleitoral. A convenção será responsável pela escolha do novo dirigente nacional do partido e a reeleição de Temer é dada como certa.
A contrariedade do grupo com a nova data foi expressa por Quércia em encontro com Temer em São Paulo na sexta-feira. O presidente nacional deixou o encontro sem garantir que desistiria da antecipação. Os oposicionistas reclamam que souberam da decisão da Executiva por meio da imprensa
A oposição peemedebista realizou uma reunião extraordinária no diretório estadual do PMDB de Santa Catatina para definir estratégias contra a antecipação da data, entre elas a possibilidade de medidas judiciais para garantir a realização da Convenção Nacional em março. A discussão foi acompanhada por telefone pelo governador do Paraná, Roberto Requião, por Quércia, de São Paulo, e por dirigentes do partido no Rio Grande do Sul.
Nos bastidores do partido, a maioria favorável à aliança com o PT já admite que pode até mesmo abrir mão da antecipação da convenção para apaziguar as irritações internas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.