A Justiça Eleitoral disponibilizou urnas eletrônicas em alguns órgãos públicos e comércio de Ponta Porã, para que os eleitores possam se familiarizar com o sistema de votação. O objetivo é reduzir o tempo de cada cidadão nas sessões.

Este ano, no primeiro turno o eleitor terá de votar seis vezes: para deputado estadual, deputado federal, senador (duas vezes) e presidente da república.

Os eleitores só voltam às urnas se houver segundo turno, seja para governador ou Presidente da República. Em mensagem distribuída com material informativo, a Justiça Eleitoral aponta que este ano o eleitor tem nas mãos o maior instrumento da democracia: o voto.

A própria Justiça Eleitoral distribuiu material informativo com ‘colinhas’ em branco, para serem preenchidas com os números dos candidatos da preferência do eleitor.

Para não errar na hora do voto, cada um pode levar o folheto para auxiliar quando estiver na urna eletrônica. “Lembre-se: votar certo é votar com consciência”, diz a mensagem, que conclui: “Antes de tomar sua decisão pense e pesquise tudo sobre seu candidato”. Os eleitores não devem esquecer de levar o título e um documento oficial com foto. Sem eles, o eleitor não poderá votar.

Mesários

Por outro lado, de 10 a 17 de setembro, sempre às 19h, a Justiça Eleitoral realiza o ‘Treinamento de Mesários das Eleições 2010’. De acordo com a chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Patrícia Midori, só em Ponta Porã foram intimados 700 mesários para a execução da eleição, “sendo que 500 realizarão esse treinamento”.

A grande novidade para essa eleição é a obrigatoriedade da apresentação do título e documento oficial com foto.

“Os mesários receberão treinamento teórico e prático com as urnas eletrônicas com servidores do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Ponta Porã e Campo Grande”, explica Patrícia Midori.

O treinamento será realizado no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã. Os mesários convocados que quiserem outras informações sobre o treinamento podem entrar em contato com Cartório da 19ª ZE, pelo telefone 3431-3331.