Política

Corumbá: Justiça Eleitoral encerra hoje entrega de urnas

Os presidentes de mesa de todas as seções das 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário estão retirando desde ontem, 28 de outubro, as urnas eletrônicas que serão usadas durante o 2º turno das eleições presidenciais neste domingo, dia 31. A retirada dos aparelhos segue hoje, 29 de outubro, na sede do Fórum […]

Arquivo Publicado em 29/10/2010, às 11h16

None

Os presidentes de mesa de todas as seções das 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário estão retirando desde ontem, 28 de outubro, as urnas eletrônicas que serão usadas durante o 2º turno das eleições presidenciais neste domingo, dia 31.


A retirada dos aparelhos segue hoje, 29 de outubro, na sede do Fórum Eleitoral, na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de Fátima, das 08h às 19 horas. Ao todo, serão utilizadas 241 urnas durante o pleito.


Os presidentes recebem também os materiais necessários para o funcionamento das seções. São cadernos de votação; boletins; lacres; senhas para distribuição ao término do horário em caso de filas; crachás; envelopes; réguas; lápis; vale refeição para cada um dos quatro integrantes da seção (presidente; 1º e 2º mesários e secretário) e vale combustível para garantir o deslocamento do presidente de mesa com as urnas.


Depois de retirada do Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas passam a ser de responsabilidade do presidente de mesa. O equipamento está completamente inoperante e só funcionará no dia da eleição.


Trabalhando nas funções eleitorais desde o ano de 1986, Antônio Divino Monteiro, conferia o material que será usado no próximo domingo. Como ele atuará numa seção na zona rural, na região do Jacadigo, a urna fica guardada até o dia das eleições no Cartório Eleitoral, local de onde todos que atuam nesses pontos são levados pela Justiça Eleitoral. “É algo muito sério que dá honra pra gente, que dignifica a gente a colaborar com a sociedade toda. A eleição na zona rural é bastante tranquila”, avaliou o presidente de mesa.


Já quem atuará na área urbana, leva a urna para casa, passando a ser de responsabilidade do presidente de mesa. Pela 7ª zona eleitoral, são 40.541 eleitores cadastrados em 138 seções e 39 locais. Na 50ª são 38.903 eleitores em 123 seções de Corumbá e Ladário distribuídas em 32 locais de votação.

Jornal Midiamax