Jovem de 23 anos que prefere não se identificar, filmado pegando “rabeira” em uma moto na na noite desta segunda-feira (01), diz que não acha perigoso pegar a “carona” de patins em vias urbanas. Com a mão direita, o jovem aparece na filmagem segurando na parte traseira da moto e com a outra mão, segura o que parece ser uma caixa térmica.

“Da onde eu venho, Belém do Pará, há grupos de patinação e fui criado em um de velocidade, lá somos acostumados a fazer de 30km a pelo menos 20km/h. Bem, como para mim, que estava trabalhando desde 8h da manhã com o patins nos pés, na volta para casa fiz algo comum à minha rotina. Já viajei mais de 20mil km na e o patins sempre esteve comigo. Já fiz isso nas cidades mais caóticas que poderia imaginar e estou vivo. Além da prática de downhill, onde por conta própria desço ladeiras a mais de 60km/h. Então sério, para mim não é tão perigoso aos olhos de quem vê,’ diz o rapaz.

“Olha o que eu filmei, olha que absurdo, e esse rapaz estava vindo junto com esse motoqueiro e, quando o sinal fechava, ele ficava indo pra lá e pra cá na pista de rolamento e voltava a segurar na moto do rapaz, que angustia, e eu acompanhei do Shopping Campo Grande até a Calógeras. Que desespero, dá impressão eu ele vai cair, meu Deus”, diz uma professora de 42 anos que prefere não se identificar.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a “rabeira” filmada na Afonso Pena é infração gravíssima e pode ser configurada pelo Art. 244 que se refere a transportar passageiro sem o capacete de segurança fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda. Além de multa, a infração acarreta em recolhimento de CNH (Carteira Nacional de Habilitação).