Na quinta-feira (27), é comemorado o Dia Internacional do Motociclista. A administradora do Seguro DPVAT aproveitou a ocasião para divulgar números que servem de alerta aos pilotos. A categoria foi responsável por 45%, de mais de 190.553 mil indenizações pagas por acidentes de trânsito na Região Centro Oeste, na última década. Nesse período, ao todo, foram 300.999 indenizações pagas para acidentes, envolvendo entre três tipos de vítimas: motoristas, passageiros e pedestres.

De acordo com o levantamento, Mato Grosso do Sul registrou 39 mil indenizações pagas. O estado de Goiás lidera o ranking de ocorrências no Centro Oeste, com 105 mil sinistros. Em toda a Região, de 2008 a 2017, mais de 418 mil pessoas foram indenizadas pelo Seguro DPVAT nos três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares.

Causas de acidentes

Muito fatores contribuem para o grande número de acidentes com motociclistas no trânsito brasileiro. Entre os principais motivos estão o comportamento de risco e o desrespeito às normas de segurança. Os pilotos também devem estar atentos ao uso de equipamentos de proteção, como capacete, viseiras ou óculos e calçados que ofereçam conforto e segurança na direção.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 41% dos usuários de moto afirmam não usar o capacete na garupa. Também é preciso atenção redobrada às revisões e manutenção do veículo.

Além disso, por conta da maior exposição e da alta velocidade do veículo, os motociclistas estão mais suscetíveis ao risco. Assim, é fundamental conscientizar e educar os condutores em busca da redução do alto número de acidentes de trânsito no país envolvendo motos.