Investigadores franceses descartaram qualquer envolvimento de terceiros no acidente de esqui do campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher e encerrou o caso, disse o procurador local Patrick Quincy nesta segunda-feira.

“A investigação sobre as causas e consequências do acidente de esqui de Michael Schumacher em 29 de dezembro… foi encerrada em 12 de fevereiro”, disse Quincy, procurador de Albertville, em comunicado.

“Nenhum pessoa foi considera culpada por nenhuma violação.”

Schumacher, de 45 anos, foi submetido a duas operações desde que sofreu persistentes lesões cerebrais após bater a cabeça em uma rocha enquanto esquiava fora de pistas demarcadas no resort de Meribel, nos alpes franceses.

O heptacampeão de Fórmula 1 se encontrava em condição estável, mas crítica, até o fim de janeiro e os médicos no hospital de Grenoble deram início ao processo de reduzir progressivamente o nível de sedação para acordá-lo.

Os investigadores tentaram determinar se terceiros poderiam ser responsabilizados pelo acidente e se Schumacher estava ciente que esquiava fora da zona demarcada.

“Sinalização, demarcação e informação sobre os limites da pista estavam de acordo com os padrões franceses”, disse o procurador.

Schumacher, que se aposentou das corridas em 2012 após um decepcionante retorno por três anos com a Mercedes depois de ter se aposentado ao deixar a Ferrari no final de 2006, detém o recorde de 91 vitórias na Fórmula 1.