O filho do presidente sul-africano Jacob Zuma, Duduzane, está sendo investigado por homicídio culposo depois que seu esportivo Porsche 911 bateu em uma minivan em Johanesburgo, matando uma pessoa e deixando outras duas em estado grave, segundo reportagens da mídia no domingo.

O acidente aconteceu no fim da noite do dia 1º de fevereiro, durante uma chuva forte, mas só foi ligado a Duduzane neste fim de semana, apenas um dia depois que seu pai anunciou uma eleição geral no dia 7 de maio.

Se for determinado que Duduzane estava dirigindo de forma imprudente, o incidente será outro constrangimento para Zuma, que já está lutando contra um escândalo devido a obras de atualização da segurança de sua residência particular, financiadas pelo governo, no valor de 206 milhões de rands (US$ 18,6 milhões).

A polícia confirmou os detalhes do acidente, mas se recusou a dar os nomes do condutor ou das vítimas, como é praxe na África do Sul. “Uma pessoa morreu e duas ainda estão no hospital. Estamos investigando homicídio culposo”, disse o porta-voz da polícia de Johanesburgo, Neville Malila. A investigação pode levar duas a três semanas para ser finalizada, acrescentou.

A Aliança Democrática, da oposição, pressionou Zuma e seu governo – que provavelmente deve conquistar a reeleição em maio – a garantir aos sul-africanos que não haverá interferência na investigação. Um porta-voz do governo recusou-se a comentar e não foi possível entrar em contato com Duduzane.