Devido o alto número de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito da Capital nos hospitais, a Prefeitura de Campo Grande se uniu ao Governo Estadual para promover ações que visam diminuir estes acidentes. Nesta quarta-feira (1), o prefeito Gilmar Olarte, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, autoridades municipais e estaduais se reuniram para discutir as medidas que serão tomadas.

Após a reunião, ficou decidido que serão feitos estudos para verificar os pontos críticos (vias onde há maior número de acidentes na Capital) e contingente necessário para intensificar a fiscalização de motoristas infratores. Na próxima reunião, depois do levantamento ser concluído, será decidido quando as fiscalizações serão intensificadas.

As ações serão feitas em conjunto para que toda a população seja conscientizada. “É um problema de todos, por isso estamos nos unindo para que as medidas tomadas sejam mais efetivas”, frisou. De acordo com o prefeito, a Semed ministrará palestras aos alunos, a Guarda Municipal e Agetran farão a fiscalização e aplicarão as leis cabíveis aos infratores, a Segov ajudará no levantamento de dados do trânsito e nas campanhas de prevenção.

Segundo Eduardo Cury, coordenador geral do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), metade das quase cinco mil ocorrências atendidas pelas ambulâncias mensalmente é de vítimas de acidentes de trânsito. “Esse alto número de atendimentos impede os hospitais de fazer outros procedimentos médicos. A violênicia no trânsito já é uma endemia, precisamos tomar medidas para diminuí-la”, constatou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, lembrou que a intensificação da fiscalização reduz o número de acidentes. Segundo ele, na Semana do Trânsito, realizada em setembro, o número de acidentes reduziu 17%. “Para que haja a redução drástica nos acidentes, temos que tornar essas campanhas permanentes”, concluiu.