Cinco pessoas são condenadas à prisão pelo acidente no Costa Concordia
Quatro tripulantes do navio Costa Concordia e um funcionário da empresa foram condenados à prisão na Itália neste sábado, por participação no desastre que matou 32 pessoas em um cruzeiro em 2012, deixando apenas o capitão Francesco Schettino para ser julgado. Os cinco receberam penas entre 18 e 34 meses por homicídio culposo múltiplo, naufrágio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quatro tripulantes do navio Costa Concordia e um funcionário da empresa foram condenados à prisão na Itália neste sábado, por participação no desastre que matou 32 pessoas em um cruzeiro em 2012, deixando apenas o capitão Francesco Schettino para ser julgado.
Os cinco receberam penas entre 18 e 34 meses por homicídio culposo múltiplo, naufrágio e negligência –punições relativamente curtas para os crimes, com a contrapartida de se declararem culpados.
Nenhum dos cinco devem ser presos, já que as sentenças de menos de dois anos foram suspensas. Nas mais longas cabe apelação, com a possibilidade de serem substituídas por serviços comunitários, informaram fontes judiciais.
“O que as famílias das vítimas vão pensar? Isto é verdadeiramente decepcionante”, disse Daniele Bocciolini, advogado das vítimas. “Schettino continua a ser o único a ser julgado, mas não é o único culpado, na minha opinião”, disse ao jornal SkyTG24.
Schettino, de 52 anos, será julgado por homicídio culposo e por causar a perda do navio, que atingiu uma rocha perto da ilha toscana de Giglio, em janeiro de 2012, provocando uma evacuação caótica de mais de 4.000 passageiros e tripulantes. Ele também está buscando fechar um acordo para reduzir uma possível pena de prisão.
O coordenador de crise da dona de navios Costa Cruises, Roberto Ferrarini, recebeu a sentença mais longa, de dois anos e 10 meses, seguido pelo gerente de serviços de cabine Manrico Giampedroni, condenado a dois anos e meio.
Na quarta-feira, os advogados de Schettino ofereceram aceitar uma sentença de três anos e cinco meses, em troca de uma confissão de culpa. A oferta anterior, para servir três anos e quatro meses, foi rejeitada em maio e ele arrisca uma sentença muito mais pesada se não fechar um acordo. As audiências devem ser retomadas em setembro.
O comandante é acusado de abandonar o navio antes do resgate de todos os tripulantes e passageiros.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
Últimas Notícias
Homem estranha sumiço de vizinho e encontra idoso morto no banheiro em Campo Grande
Última vez que homem de 73 anos foi visto com vida foi última quinta-feira (5)
Motociclista morre após invadir pista contrária e bater de frente com caminhão na MS-474
Motociclista chegou a ser socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital
Tarcísio admite “peso” de discurso na elevação da violência policial
Fala ocorre em meio a série crescente de denúncias de abuso de poder
Morre Mark Withers, ator de Stranger Things, aos 77 anos
Mark Withers ficou conhecido por atuar em séries de sucesso, como Dinastia e Strangers Things, sucesso da Netflix; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.