Pedestres são orientados como usar faixa corretamente e evitar acidentes

A Campanha “Pedestre, eu cuido” iniciou a terceira fase nesta segunda-feira (25) com ação no terminal de ônibus General Osório, em Campo Grande. Funcionários do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) entregavam um livreto ilustrado aos pedestres e orientavam sobre como fazer a travessia. A dona de casa, Marileide da Silva, disse que sempre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Campanha “Pedestre, eu cuido” iniciou a terceira fase nesta segunda-feira (25) com ação no terminal de ônibus General Osório, em Campo Grande. Funcionários do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) entregavam um livreto ilustrado aos pedestres e orientavam sobre como fazer a travessia.

A dona de casa, Marileide da Silva, disse que sempre atravessa na faixa, mas muitas vezes se esquece de sinalizar. A mulher disse conhecer os números de acidentes com pedestres em Campo Grande e, segundo ela, a campanha vem informar quem não está a par das estatísticas e alertar sobre o perigo. “Vou ficar mais atenta, a Campanha ajuda a gente a ficar mais consciente”, enfatizou.

Segundo a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran, Beth Félix, de janeiro a maio deste ano 200 pedestres foram atropelados no trânsito de Campo Grande. Sendo que duas pessoas morreram. Ainda, conforme a diretora, na maioria dos casos as lesões foram graves.

Os dados não são muito diferentes de 2011, já que durante todo a ano passado 467 pessoas foram atropeladas na Capital. Seis morreram.

“Os números estão equiparados com 2011. Por isso, estamos enfatizando uma mudança cultural e comportamental”, disse Beth Félix nesta segunda-feira.

As orientações básicas para evitar acidentes são: atravessar na faixa de pedestre, sinalizar a intenção de atravessar estendendo o braço, esperar que os veículos parem para iniciar a travessia e respeitar o sinal do semáforo nos cruzamentos semaforizados.

Terceira Fase

Nesta fase, a campanha tem como objetivo massificar as informações sobre a forma mais segura de fazer a travessia da via e sensibilizar os pedestres para um comportamento cidadão. Vinte técnicos treinados vão estar nos terminais de transbordo e nos ônibus, das 6h às 20h, orientando os passageiros.

Além disso, serão distribuídos livretos com as informações sobre como fazer a travessia segura, na faixa de pedestre, nas mais diversas ocasiões, como em cruzamentos semaforizados.

Pedestre, eu Cuido

O programa de educação de trânsito voltado para a segurança do pedestre foi lançado pelo Detran-MS, em novembro de 2011, com uma campanha intensa de conscientização dos condutores sobre os direitos do pedestre.

Em fevereiro de 2012, o Detran iniciou a segunda fase da campanha com a ‘Volta às Aulas’, com o tema “Pedestre, eu cuido”. Cerca de 50 mil estudantes foram orientados durante os primeiros cinco meses do ano.

Além das escolas e das ruas, o Detran-MS levou a campanha “Pedestre, eu cuido” para as entidades religiosas, empresas de transporte coletivo, secretarias de governo e empresas privadas.

Parceiros

O programa “Pedestre, eu cuido” conta com parceria da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT), bem como, Polícia de Exército, Rotary Clube, Águas Guariroba, Centros de Formação de Condutores (CFC’s), Centro Brasileiro de Condutores (CBC) e Secretaria Municipal de Educação Cassems.

Conteúdos relacionados