A XIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat/2011 e a II Semana de Qualidade de Vida da Embrapa Pantanal, estenderam, este ano, suas ações para o público externo da Empresa. Além de realizar uma série de atividades na Unidade, localizada em Corumbá, a comissão de trabalhos mobilizou uma equipe multidisciplinar para realizar atendimentos na Fazenda Nhumirim, Campo de Pesquisas da Embrapa no Pantanal.

Na sede da fazenda, foram montadas salas para consultas médicas ginecológicas, atendimento odontológico, bem como vacinação e cuidados com a saúde do homem e da família. A Embrapa Pantanal contou com o apoio da equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Corumbá, que realizou, além dos demais atendimentos, palestras educativas e uma apresentação teatral para as crianças da Escola Pólo Nhumirin, vinculada a Escola Municipal Rural Pólo Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e Extensões, sobre prevenção de Leishmaniose e dengue.

Morador da fazenda Chatelodo, vizinha a Nhumirin, Gonçalo Silva Miranda, de 49 anos, fez questão de trazer a esposa e a filha para as consultas médicas e aproveitou para colocar em dia o cartão de vacinação, que estava desatualizado: “há mais de 10 anos que não tomo uma vacina, fica difícil ir pra cidade só para isso. Agora, vou aproveitar e tomar a vacina de febre amarela, tétano e a tríplice viral. Assim, fico com a saúde garantida” , explicou Gonçalo.

Além de cuidar da saúde da população pantaneira, os agentes de saúde realizaram coletas de sangue para teste de leishmaniose e vacinação contra raiva animal nos cães das fazendas da redondeza. A Sipat 2011 termina hoje na Embrapa Pantanal, depois de conseguir atrair público marcante nos cinco dias de programação, que contou, também, com palestras, exposição fotográfica, sorteio de prêmios, atividades recreativas e educativas.