Dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) revelam que o número de acidentes de trânsito continua crescendo em Campo Grande. No terceiro trimestre desse ano foram 3.046 acidentes com 19 mortes. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, foram 7.982 acidentes, 41 mortos e 5.784 pessoas feridas.

Neste mesmo período, o crescimento da frota de Campo Grande foi 5,3%, passando de 357.705 veículos em janeiro para 377.915, em setembro. A frota da capital corresponde a 40% do total de veículos do estado. “A frota vem crescendo, mas não justifica esse grande número de acidentes. Os motoristas de Campo Grande precisam enxergar a realidade e mudar esse comportamento imprudente que se vê nas ruas da capital”, afirma o diretor-executivo do Detran-MS, Francisco Libório Silveira.

Cerco da fiscalização

Com o aumento da fiscalização cresceu também o número de autuações por infrações de trânsito. Até setembro de 2010 foram contabilizadas 100.961 infrações de trânsito somente em Campo Grande. A maioria por excesso de velocidade que representa 16% do total de infrações. “Essa grande quantidade de autuações mostra como o condutor de Campo Grande se comporta de forma imprudente, desrespeitando as Leis de trânsito”, explica Libório.

O detalhamento dos dados estatísticos do Detran-MS estão nos boletins de acidentes divulgados no site www.detran.ms.gov.br.