Bombeiros dão dicas para evitar acidentes domésticos nas férias escolares
Todos os dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atendem ocorrências que podem ser evitadas, mas que requerem cuidado e atenção das pessoas. O alerta é para as férias escolares e como conseqüência, a permanência de crianças em casa, que acaba exigindo dos pais a atenção redobrada para evitar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Todos os dias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atendem ocorrências que podem ser evitadas, mas que requerem cuidado e atenção das pessoas. O alerta é para as férias escolares e como conseqüência, a permanência de crianças em casa, que acaba exigindo dos pais a atenção redobrada para evitar acidentes domésticos, como queimaduras e até afogamentos.
A primeira dica de segurança é se certificar se a chama do fogão está apagada. Muitas pessoas estão com as panelas no fogão e quando vão fazer outra tarefa doméstica, acabam esquecendo a chama acesa o que pode provocar um incêndio. Uma ocorrência comum é o uso indevido da panela de pressão, com a utilização de um tipo de cola especial para vedar a válvula de escape. O método pode virar uma bomba porque a pressão não tem por onde sair e a panela explode. Queimaduras De acordo com a assessoria de comunicação dos Bombeiros neste ano foram registradas 19 ocorrência de queimaduras resultado do uso indevido de álcool, fogos de artifício e choque.
Outra dica é para que em dias chuvosos com tempestade, as pessoas não fiquem expostas em locais abertos. A orientação é se afastar de objetos metálicos, como portões e evitar o uso do celular. Com a chegada do verão, começa também o período das chuvas. A população tem o costume de subir no telhado para checar possíveis goteiras em casa e pode pisar fora dos caibros, com risco de cair e fraturar algum membro. A orientação é pedir o auxílio a pessoa capacitada e ter uma base de apoio segura quando utilizar algum tipo de equipamento, como furadeiras.
O uso do benjamin ou “T” quando sobrecarregado também apresenta riscos de curto circuito e incêndio. Em diversas residências é normal encontrar fios dos aparelhos eletrônicos em dois benjamins de uma só vez. O uso do fio desencapado ou emendas de fios também pode provocar acidentes. A dica é chamar um técnico para fazer com segurança a fiação elétrica.
O Corpo de Bombeiros também alerta para pessoas que têm o hábito de fumar cigarro nos quartos com o risco de provocar incêndio.
Crianças
No período de férias a atenção deve ser redobrada com as crianças que permanecem em casa. A orientação é para nunca deixar crianças pequenas, sem vigilância, próximas à pias, banheiras, piscinas e recipientes com água. É melhor guardar baldes e recipientes virados para baixo.
Outra dica é não deixar as crianças perto de fogão, caixas de remédios ou brincar com objetos pequenos que podem ser ingeridos. Geralmente as ocorrências são de crianças que engoliram algum material de limpeza como água sanitária ou até mesmo objetos como moedas ou bolas de gude [bolitas].
Facas, garfos, tesouras e outros objetos cortantes também não devem estar ao alcance das crianças. Para prevenir acidentes, as crianças não devem andar pela casa levando nas mãos copo, garrafa ou outro objeto de vidro.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Bebida em excesso, strip-tease e flerte com chefe: evite as gafes na confraternização da firma
Confira dicas para não passar vergonha na festa de fim de ano da empresa
Sexta rodada da Champions termina com jogão entre Barcelona e Borussia Dortmund e Manchester City correndo riscos
Barcelona venceu e assumiu o segundo lugar; City perde mais uma e se complica
Helicóptero da Polícia Nacional cai durante operação em cidade paraguaia
Tripulantes receberam atendimento médico, mas ninguém ficou gravemente ferido
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.