Pular para o conteúdo
Polícia

Universitário de MS é condenado em crime de injúria racial por chamar colega de ‘macaco’

Ofensa foi praticada durante evento esportivo em 2023 na cidade de Dourados
Marcos Morandi -
Ofensas aconteceram durante evento público (Foto: Divulgação)

A 1ª Vara Criminal da Comarca de condenou um estudante universitário pela prática de injúria racial durante um torneio universitário realizado no ginásio de uma universidade particular da cidade. O crime ocorreu dia 15 de maio de 2023, durante um jogo de basquete. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Segundo o processo, após um desentendimento, o autor ofendeu a vítima chamando-o de “macaco filho da p*”**. Segundo relatos, a vítima tentou intervir para separar um conflito entre jogadores, momento em que foi alvo das ofensas raciais.

Mesmo sendo expulso da partida pelos árbitros, o réu continuou a provocar a vítima da arquibancada, gesticulando de maneira ofensiva e tocando as genitálias. Após a denúncia feita aos árbitros durante o jogo, nenhuma medida adicional foi tomada no momento.

No dia seguinte, a vítima registrou um boletim de ocorrência e relatou o caso à coordenação da universidade. A atlética do curso de Odontologia publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, que foi amplamente compartilhada.

Justiça acatou tese do Ministério Público

A denúncia contra o universitário foi apresentada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso Sul) por meio do promotor João Linhares Júnior, que destacou a gravidade do caso e o impacto do , especialmente em ambientes educacionais.

Durante o julgamento, testemunhas confirmaram os fatos relatados pela vítima. O juiz Marcelo da Silva Cassavara reconheceu que o uso da palavra “macaco” teve o objetivo de humilhar e ofender a vítima por sua cor, caracterizando injúria racial.

O crime é previsto no artigo 20-A da Lei nº 7.716/89. Dessa forma, o estudante foi condenado a dois anos de reclusão, substituídos por prestação de serviços comunitários e pagamento de uma de R$ 8.000 à vítima, corrigida monetariamente.

O da vítima, Carlos Mascarenhas, disse que o trabalho foi árduo. “Com um trabalho minucioso e comprometido, juntamente com o Dr. Ricardo Moreira e o Dr. Adrian Dyego, atuamos como assistentes de acusação neste processo de injúria racial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do caso. Por meio de uma análise criteriosa das provas e das etapas processuais, foi possível comprovar a autoria do crime, garantindo que a justiça fosse feita e reafirmando nosso compromisso com o combate as práticas discriminatórias e a promoção da justiça”, disse.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

*Matéria atualizada às 17h12 para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa quebra fone e revolta crianças no ônibus em Campo Grande: ‘Não sou filho da p***’

Caminhonete com placas falsas é apreendida com 1 tonelada de maconha na BR-163

VÍDEO: Equipe da Band é atacada durante cobertura de protesto em Paraisópolis

Foragido, médico é preso por tráfico de drogas e ameaça policiais no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

MS tem 151 mil pessoas morando em áreas de conservação ambiental dentro das cidades

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS manda Agesul suspender licitação de R$ 40 milhões por falhas em projeto

Decisão sobre cascalhamento da MS-454 cita 'risco iminente de prejuízo ao erário'

MidiaMAIS

3ª Roda Nacional de Violeiros promete muita música e famosa costela de chão em Campo Grande

Evento celebra o Dia Nacional da Viola e da Música Caipira

Política

Mais um caso: vereador prometeu ‘lapada’ em secretário em Nova Alvorada do Sul

Casos foram parar na delegacia de polícia

Mundo

Trinta e um operários são resgatados a 137 metros de profundidade após desabamento de túnel nos EUA

Trabalhadores chegaram a escalar mais de 3 metros de terra solta