Equipes da Receita Federal, em conjunto com a PF (Polícia Federal), apreenderam 3 mil pares de tênis falsificados em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, nesta terça-feira (28).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Barba Negra do Pantanal. Na ocasião, as equipes foram até um estabelecimento comercial de Corumbá e encontraram três mil pares de calçados falsificados. Lá, foi feito um laudo pericial que constatou que os tênis eram falsificados.
De acordo com a Receita Federal de Corumbá, apreensões de mercadorias que violam o DPI (Direito de Propriedade Intelectual) tem aumentado, em vista de expressivas apreensões feitas em ações da Alfândega do município para proteger o comércio regular e combater a venda de produtos contrafeitos.
Em 2023, por exemplo, os mercado ilícito deixou prejuízo de US$ 70 bilhões à economia no Brasil. “O impacto negativo vai além: o setor ilegal impediu a criação de aproximadamente 370 mil postos de trabalho e provocou uma perda de R$ 24 bilhões em arrecadação tributária”, explicou a Receita Federal.
Por fim, a Receita disponibiliza um número de WhatsApp para denúncias em caso de irregularidades nos comércios: (67) 99137-7463.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.