A Vara Criminal de Paranaíba condenou dois homens, que não tiveram as identidades divulgadas, por lavagem de dinheiro. A dupla foi investigada na Operação Sansão, da PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), por movimentar valores levantados por meio do tráfico de drogas.
As investigações começaram após a deflagração da ação, que resultou na prisão de um dos suspeitos por tráfico de drogas. A Delegacia de Polícia de Paranaíba constatou no curso do inquérito uma evolução patrimonial incompatível com a renda do investigado. Além disso, foi identificado um segundo envolvido, também com movimentações financeiras suspeitas.
Com base em milhares de transações bancárias analisadas por ferramentas de inteligência artificial, a Polícia Civil identificou padrões típicos de ocultação de ativos ilícitos: transferências bancárias repetitivas via Pix em valores exatos, movimentações entre contas pessoais e jurídicas dos investigados e o uso de terceiros como intermediários.
Assim, os policiais concluíram, após obterem autorização judicial para quebras de sigilo bancário e cruzamento de dados financeiros, que os réus tentaram ocultar a origem do dinheiro do tráfico.
Ambos foram presos preventivamente e foram condenados: um a 10 anos e 10 meses de prisão e o outro a 9 anos e 10 meses, ambos pelo crime de lavagem de dinheiro.
A sentença aponta que os réus atuavam em diferentes fases do processo de lavagem — da colocação e ocultação à integração dos valores na economia formal — e que a mistura entre bens lícitos e ilícitos reforçou o dolo na prática criminosa.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***