Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz considera ilegal a prisão de homem que aparece em vídeo apanhando de PM em MS

O caso ocorreu no domingo (1º)
Layane Costa, Thatiana Melo -
O homem que aparece nas imagens ganhou liberdade. (Reprodução)

A Justiça entendeu que houve ilegalidade na prisão do homem que aparece nas imagens sendo agredido por um cabo da PMMS (Polícia Militar de ) em , cidade a 86 quilômetros de . As imagens são de domingo (1º).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No vídeo encaminhado ao Jornal Midiamax, o homem aparece de joelhos com as mãos para trás, já algemadas. Em seguida, o cabo parece chutar o suspeito por duas vezes, fazendo-o cair. Ainda com as algemas, ele tenta se levantar, mas novamente o policial o agride, desta vez com tapas.

Diante da prisão do suspeito — por tráfico de drogas —, visto que, com ele, foram encontradas pequenas porções de (3 gramas), (2 gramas) e pasta base (4 gramas), além de dois aparelhos celulares e R$ 159 em dinheiro, o juiz de direito Francisco Soliman solicitou o relaxamento da prisão dele e de mais dois comparsas. Isso porque, em sua análise, “os elementos de informação verificam a ilegalidade da prisão em flagrante, o que enseja seu relaxamento”.

Conduta ilegal dos militares

Além da prisão, o juiz Francisco Soliman considerou ilegal a conduta dos policiais durante a abordagem. Eles teriam realizado uma busca no imóvel do suspeito, onde encontraram as porções de drogas e dinheiro.

“Entendo que o ingresso na residência dos autuados deu-se de maneira ilegal, e, como tal, o auto de apreensão, o auto de constatação de entorpecente e todos os demais elementos de informação e prova são ilícitos, ensejando, por consequência, a ilegalidade da prisão e da apreensão em flagrante em relação a todos os delitos imputados aos autuados”, diz trecho do documento.

Por fim, na visão do juiz, não houve indícios de que os suspeitos estivessem praticando o crime de tráfico de drogas. “Ocorre que não há qualquer indício, ainda que mínimo, da associação dos autuados para a prática do tráfico de drogas.”

Liberdade

Com isso, os três suspeitos, que foram presos com entorpecentes e inicialmente considerados como envolvidos em tráfico de drogas, foram soltos após a decisão judicial. “Expeçam-se os alvarás de soltura, colocando-se os autuados imediatamente em liberdade, salvo se por outro motivo estiverem presos”, diz trecho da decisão.

Policial militar agride homem algemado

O cabo da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) aparece no vídeo agredindo um homem algemado em Ribas do Rio Pardo, cidade no leste do Estado, a 86 km de Campo Grande. Um familiar do suspeito teria testemunhado a ação.

Em nota, a 13ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) informou que será instaurado um inquérito para apurar o caso. Questionada, a companhia não informou qual foi o motivo da prisão do homem.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o policial que aparece nas imagens ainda não foi afastado das atividades, visto que se encontra na escala de serviço para esta quinta-feira (5).

Em uma nota anterior, a PMMS alegou que investigaria o caso e, além disso, afastaria das funções o policial que aparece nas imagens.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informa que foi instaurado um procedimento para apurar os fatos registrados em vídeo, no qual um policial aparece agredindo um homem algemado.

A investigação tem como objetivo identificar o policial envolvido, bem como atribuir as devidas responsabilidades na forma da lei. Uma vez identificado, o policial será afastado das atividades operacionais enquanto durar a investigação.

Ressaltamos que a Polícia Militar não compactua com condutas violentas ou abusivas. Atuamos com base nos princípios da legalidade, respeito aos direitos humanos e na preservação da ordem e do bem-estar da população sul-mato-grossense.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a responsabilidade institucional.”

Novamente o Jornal Midiamax, acionou a PMMS, mas, até o fechamento da matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave