Pular para o conteúdo
Polícia

Família de pai de santo morto a tiros nega estupro durante trabalho espiritual e pede justiça 

Valdinei Custódio Vanderlei foi assassinado na madrugada do último domingo (2), no bairro Lageado, em Campo Grande
Lívia Bezerra -
Valdinei foi assassinado aos 47 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

A família de Valdinei Custódio Vanderlei, de 47 anos, morto a tiros na madrugada do último domingo (2), no Lageado, em , nega a acusação de que houve durante um trabalho espiritual. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Valdinei era pai de santo há 15 anos e teria sido assassinado após uma descoberta de estupro contra uma jovem de 21 anos, que acompanhava o pai em uma consulta no terreiro em que atuava. O suspeito fugiu após o crime e ainda não foi localizado. 

Três dias após a morte, a família da vítima procurou a reportagem do Jornal Midiamax para esclarecer os fatos ocorridos naquele 2 de fevereiro. Revoltadas, a esposa, de 43 anos, e a filha, de 21 anos, negam que houve estupro durante o trabalho espiritual.  

Ao Jornal Midiamax, a esposa afirmou que o primeiro contato de Valdinei com o suspeito foi na quinta-feira (30). Segundo ela, essa foi a primeira vez que o suspeito procurou o pai de santo para um trabalho espiritual após indicação de um conhecido. 

“Ele procurou meu esposo na quinta-feira e ele falou que a consulta particular custa R$ 150, mas disse que aos sábados iria abrir para o público e não cobraria nada. E assim foi feito, ele veio no sábado”, relatou a mãe de santo. 

Trabalho espiritual

Logo que o suspeito chegou ao terreiro naquele sábado (1º), iniciou-se o trabalho espiritual às 18 horas. Cinco pessoas testemunharam o trabalho, incluindo a jovem que o acusa de estupro e o pai dela.

Porém, conforme a versão da esposa de Valdinei, em nenhum momento houve estupro. A família ainda mostrou um vídeo detalhando os cômodos do terreiro. “Se ela foi violentada aqui, como o pai dela, meu irmão, a mãe de santo e a testemunha não ouviram? Ela afirma ter sido abusada, violentada, sabendo que em momento algum o terreiro ficou vazio”, questiona a filha de Valdinei. 

Ainda de acordo com a família, as cinco pessoas que estavam acompanhando o trabalho espiritual permaneceram no terreiro durante todo o tempo, presenciando, inclusive, o momento em que o suspeito vai embora do local e retorna para cometer o crime por volta das 2 horas da madrugada de domingo (2).

“Todo o tempo que eles estavam no trabalho eu estava no terreiro, pois, além de esposa, sou a mãe de santo do terreiro. A testemunha que estava lá também ficou até eles irem embora, ele (suspeito) retornar e matar meu marido”, relatou a esposa ao Jornal Midiamax.

Quem também presenciou os fatos no terreiro foi o filho caçula de Valdinei, portador de paralisia cerebral. Devido à paralisia, ele não conseguiu defender o pai dos disparos. “Imagina a dor de um menino de 17 anos portador de paralisia cerebral vendo o pai dele ser assassinado e não poder fazer nada porque ele está na cadeira de rodas”, disse a filha da vítima, aos prantos. 

Pai de santo deixou esposa e dois filhos

A mãe de santo contou ainda que era casada há 27 anos com Valdinei, com quem tinha o casal de filhos, de 17 e 21 anos. Destes, 15 anos o casal dedicou ao trabalho como mãe e pai de santo, mas, conforme o relato dela, o esposo não era estuprador.

(Foto: Arquivo pessoal)

“Se meu marido fosse estuprador era para aparecer mais vítimas, porque quem faz uma vez faz mais. Ele toca o terreiro há mais de 15 anos, e eu acompanho ele. Porque acusar meu marido de tanta coisa sendo que o assassino é o pai dela?”, disse a mulher, indignada.

Outro questionamento de mãe e filha é a ficha criminal do pai de santo, pois, segundo elas, Valdinei não tinha passagens pela polícia. Anteriormente, o Jornal Midiamax noticiou que a vítima tinha passagens por furto a violência doméstica. 

Entretanto, a família diz que o pai de santo não tinha passagens. “Ele tem ficha limpa”, esclareceu a filha.

Relembre o caso

Uma testemunha contou à polícia que a Valdinei realizava um trabalho espiritual para o ‘filho espiritual’. Então, explicou que a vítima já estava ‘incorporada’ por uma entidade para realizar o trabalho, conforme o boletim de ocorrência.

Conforme a investigação prévia no celular da vítima, ela havia combinado de se encontrar com o ‘filho’, porém quando ele chegou, o ‘pai de santo’ teria jogado cerveja nele e então o ‘filho’ foi embora.

Em seguida retornou armado e efetuou disparos contra o Valdinei. Depois foi embora em um Fiat Uno, de cor prata.

Local do crime. (Foto: Leitor Midiamax)

Acusação de estupro

Segundo o boletim de ocorrência registrado na (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), a jovem de 21 anos relatou que foi ao terreiro na companhia de seu pai, para um atendimento com Valdinei, quando ele a mandou entrar em uma sala.

O pai da vítima ficou do lado de fora do imóvel. Na sala, o pai de santo teria abaixado as calças e abusado da jovem, conforme o registro policial.

Depois de algum tempo, o pai de santo pediu para que o homem entrasse na sala. Quando entrou, o pai da jovem ouviu o suspeito perguntando insistentemente para a ela: “ainda está doendo a garganta?”

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, nada foi respondido pela jovem.

Já no carro, o pai da vítima perguntou sobre o que ocorreu dentro da sala, momento em que a mulher contou o que havia ocorrido. Nervoso, o homem retornou ao terreiro e matou o pai de santo a tiros.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados