Pular para o conteúdo
Polícia

Durante abordagem atrapalhada em MS, peritos criminais derrubam arma e pisam em suspeito

As imagens viralizaram nas redes sociais
Murilo Medeiros -

Vídeo enviado ao Jornal Midiamax mostra abordagem, no mínimo questionável, de dois peritos criminais a um suspeito em . Um deles pisa e chuta o homem, que já estava deitado e imobilizado. A outra, chega a deixar a própria arma cair no chão. As imagens circulam nas redes sociais e em grupos de mensagem.

O vídeo começa com o homem, negro e aparentemente jovem, apoiado no capô de um carro, no canteiro da rua, mexendo no que parece ser um celular. O policial científico faz movimentos bruscos com a arma e a aponta para o homem, que rapidamente deita-se no chão. É neste momento que uma viatura da Polícia Científica, com sirene ligada, estaciona próximo aos dois.

Um dos peritos pisa com força no corpo do homem, que já estava imobilizado, e grita: “coloca no chão”. Uma mulher, também membro da Polícia Científica, sai da viatura e tira algo da mão do homem abordado. Não é possível determinar do que se trata. Ela joga o objeto para longe, mas não coleta o item para apreendê-lo. Em nenhum momento o homem tenta resistir à abordagem ou atacar os policiais.

A perita, então, se afasta dos dois homens e derruba a própria arma no chão. A arma escorregou pela calça da agente e, por sorte, não houve um disparo acidental. A mulher dá meia volta, se abaixa, pega a arma e segue de volta para o carro. Enquanto isso, o outro perito continua pisando no homem imobilizado, enquanto grita: “abre a mão, abre essa mão”.

Na sequência, ainda com o homem imóvel no chão, o perito passa a chutá-lo. As imagens mostram pelo menos quatro pontapés e o perito continuou com arma em punho. Neste momento, o homem abordado fica livre, ele poderia se levantar e até fugir, mas segue no chão. O vídeo acaba quando o perito volta a imobilizar o homem, segurando-o pela nuca e entre as pernas.

“Chuta o cara já no chão, posição da arma na mão igual qualquer particular e a outra derrubando. Despreparo, perigo à sociedade e abuso de autoridade”, escreveu o leitor do Jornal Midiamax que enviou as imagens à reportagem.

É incomum que a Polícia Científica realize este tipo de abordagem, mas todos os agentes de desempenham função de permanente vigilância e têm dever de deter suspeitos em situação de flagrante. O que chama a atenção é como a ação foi conduzida pelos dois peritos.

O site da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul informa que é missão do órgão “contribuir com a Justiça, sob a égide dos e da cidadania”. Também são citados como valores da Polícia Científica a “ética – agir com honestidade, respeito, lealdade e moralidade” e a “responsabilidade social – ter comprometimento com a sociedade e respeito à dignidade humana”.

O Jornal Midiamax solicitou esclarecimentos à Coordenadoria Geral de Perícias, e em nota teve como resposta que os fatos estão sendo apurados. Confira a nota na íntegra:

“A Polícia Científica, por sua própria natureza institucional, pautada nos direitos humanos, na ciência e na busca pela verdade, repudia veementemente qualquer atitude incompatível com a ética, o respeito à dignidade humana e o compromisso público com a justiça.

Ressaltamos que os fatos estão sendo devidamente apurados, com total transparência e responsabilidade.”.

(Matéria editada às 10h58 para acréscimo de posicionamento)

(*) Por Murilo Medeiros

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Final de semana tem plantão de vacinação contra gripe em Campo Grande; confira onde 

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Moraes sobre redes: ‘Big techs têm ideologia e não podem querer posar de neutras’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Arraial de Santo Antônio começa com caldo e quentão para aquecer o frio e show para embalar a ‘noite dos namorados’

Festa vai até o próximo domingo (15), com início às 17h30 na Praça do Rádio Clube

Mundo

Israel prepara possível ataque a Irã nos próximos dias, potencialmente até domingo

A postura arriscada de Israel visa pressionar o Irã a abrir mão de sua capacidade de enriquecer urânio

MidiaMAIS

Natiruts cita produtora errada e empresa cobra retratação em nota de cancelamento de show 

Banda emitiu um novo comunicado, citando a empresa certa desta vez

Brasil

Governo Lula interrompe melhora, tem 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha

Percentual de quem considera o governo petista como "ruim ou péssimo" é de 40%