Pular para o conteúdo
Polícia

Adolescente de MS foi alvo de operação contra crimes de ódio e apologia ao nazismo

Adolescente era morador de Aquidauana
Thatiana Melo -
(Divulgação PC)

Um adolescente morador de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, foi internado por ordem judicial durante a operação ‘Mão de Ferro 2′, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (27), em 11 estados. A ação teve como objetivo de combater redes que estimulavam automutilação, compartilhavam pornografia infantil, praticavam ameaças e apologia ao nazismo.

O garoto era um dos sete adolescentes que tiveram mandados de internação executados nos 11 estados do país por envolvimento em uma rede investigada por crimes digitais de alta gravidade contra crianças e adolescentes.

Entre os adolescentes alvos da ação estava o suposto líder do grupo, um jovem de 15 anos localizado em . Segundo as investigações, ele é apontado como um dos principais articuladores da rede criminosa.

Operação contra crimes de ódio

As investigações identificaram uma rede de indivíduos que, de forma articulada, praticava crimes como indução, instigação ou auxílio à automutilação e ao suicídio, perseguição (stalking), ameaças, produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, apologia ao nazismo e invasão de sistemas informatizados, incluindo acesso não autorizado a bancos de dados públicos.

As práticas criminosas ocorriam principalmente em plataformas de mensagens, nas quais os investigados disseminavam conteúdos de violência extrema, estimulavam comportamentos autodestrutivos, realizavam coação psicológica, ameaças e exposição pública de vítimas — em sua maioria, adolescentes — causando danos emocionais e psicológicos severos.

As ações estão concentradas nos municípios de Manaus e Urucará (AM); Mairi (BA); e Itaitinga (CE); Serra (ES); Sete Lagoas e Caeté (MG); Sinop e Rondonópolis (MT); Aquidauana (MS); Marabá, Barcarena, Canaã dos Carajás e Ananindeua (PA); Oeiras (PI); Lajeado (RS); São Domingos (SE); São Paulo, Guarulhos, Porto Feliz, Itu, Santa Isabel e Altair (SP). 

No , a Polícia Civil gaúcha cumpriu um mandado de busca e apreensão em Lajeado, resultando na apreensão de um computador, celulares, vape e chips de celular.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Últimas Notícias

Sem Categoria

Motociclista morre ao colidir em traseira de carreta estacionada

s circunstâncias do acidente são apuradas pela polícia

Polícia

Jaguatirica é resgatada pela PMA em quintal de residência

Não havia sinais de ferimentos ou estresse no animal

Esportes

Porto e Al-Ahly fazem duelo insano com gols brasileiros e se despedem do Mundial sem vitória

Empate por 4 a 4 refletiu não apenas o volume ofensivo das duas equipes

Esportes

Palmeiras reage, busca empate com o Inter Miami e encara Botafogo nas oitavas do Mundial

Perdia por 2 a 0 até os 35 do segundo tempo