Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Divulgação)

Um homem de 57 anos foi preso na manhã desta terça-feira (10), em Campo Grande, no Jardim Aeroporto, na deflagração da Operação Chave na Mão, que mira organização criminosa especializada no roubo de cargas. Cinco estados e o Mato Grosso do Sul foram alvo da operação.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa, mas não foi informado sobre as apreensões. A prisão foi feita pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Outras prisões aconteceram em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Paraíba. A operação cumpriu 57 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão em oito estados brasileiros. 

A organização criminosa é responsável por desvio de cargas de alto valor, como placas fotovoltaicas e defensivos agrícolas, atuando em diversas cidades do Brasil, mas com foco principal no Triângulo Mineiro, especialmente em Uberaba e Uberlândia.

O termo “chave na mão” ou “chaveirinho” consiste na simulação do motorista de ter sido vítima de furto ou roubo de carga. Contudo, o condutor apenas entrega a mercadoria para um determinado receptador.

Os roubos

O esquema criminoso utilizava informações privilegiadas sobre as cargas, combinada com uma estrutura sofisticada de divisão de tarefas, envolvendo motoristas, atravessadores e receptadores.

As investigações revelaram que os integrantes simulavam roubos, entregando as mercadorias diretamente aos receptadores.

O núcleo principal da quadrilha estava em Uberaba, de onde as operações eram articuladas. Entre os crimes identificados estão furto mediante fraude, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e adulteração de sinal identificador de veículos.

As investigações revelaram que os integrantes simulavam roubos, entregando as mercadorias diretamente aos receptadores.

Materiais apreendidos, incluindo veículos e bens desviados, foram destinados ao Ministério Público para análise.

*Matéria editada às 14h para correção de informação

Conteúdos relacionados