Polícia resgata 73 cavalos e muares com fome, feridos e transportados de forma irregular na fronteira

Os animais estavam com lesões e condições inadequadas de transporte, como falta de espaço, água e alimentação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Os animais resgatados foram encaminhados a um refúgio para animais em Dois Irmãos do Buriti para atenção e cuidados necessários. (Divulgação PMA-MS)

Ação conjunta da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rural e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) resgatou 73 equídeos (cavalos e muares) em situação de maus-tratos.

Durante patrulhamento na MS-166, na madrugada do dia 27, em Cabeceira do Apa, distrito de Ponta Porã, foi realizada uma abordagem do Batalhão de Polícia Militar Rural a dois caminhões boiadeiros transportando 73 equídeos em condições irregulares e de maus-tratos.

A abordagem ocorreu depois de denúncias. O crime foi constatado e os motoristas multados em R$ 73 mil, além da apreensão de veículos e animais.

Segundo a polícia, os veículos estavam sem a devida documentação exigida, como a GTA (Guia de Transporte de Animal) e outros documentos fiscais ou sanitários. 

O primeiro caminhão transportava 45 equídeos com origem em Colonita, no Paraguai, com destino a Pedro Juan Caballero-PY. O segundo, levava 28 equídeos de Campo Grande para Ponta Porã. Ambos os motoristas admitiram a ausência da documentação necessária.

Foi constatado que os animais estavam com lesões e condições inadequadas de transporte, como falta de espaço, água e alimentação. 

Dessa forma, fiscais agropecuários da Iagro foram acionados, confirmaram a situação e informaram que um laudo detalhado será emitido.

Os motoristas, veículos e animais foram escoltados até a Delegacia.

Por fim, os animais resgatados foram encaminhados a um refúgio para animais em Dois Irmãos do Buriti para atenção e cuidados necessários.