Organização criminosa que usava empresas fantasmas para o tráfico é alvo de operação em MS
Foi bloqueado o valor de R$ 4,5 milhões em contas bancárias
Thatiana Melo –
A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Perséfone, contra uma organização criminosa do tráfico de drogas que usava empresas fantasmas para a lavagem de dinheiro. São cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão.
Os estados alvos da operação são Sergipe, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia. O objetivo da ação é desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com ramificações em diversas cidades de cinco estados do Brasil. Cerca de 80 policiais participam da operação.
Em Mato Grosso do Sul, a cidade alvo é Mundo Novo.
Investigações
As investigações, iniciadas por levantamentos operacionais e de inteligência, revelaram que os envolvidos no tráfico de drogas da região metropolitana de Aracaju remetiam grandes quantias de dinheiro para terceiros, que, por sua vez, transferiram esses valores para pessoas físicas e jurídicas em outros estados, em esquema de lavagem de dinheiro que empregava empresas “fantasmas” na movimentação de milhões de reais provenientes dos delitos.
Foi solicitado, por isso, o bloqueio de R$ 4,5 milhões em contas bancárias e em bens móveis e imóveis dos investigados. Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.