Em meio a discussão sobre regulamentação, Agepen convoca policiais penais para dobrarem turno no Enem
Comunicação circular interna, emitida na noite desta segunda-feira (09)
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Policiais penais estaduais foram convocados, via comunicação circular interna, emitida nesta segunda-feira (09), para trabalharem além do horário devido ao Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) que será aplicado nesta terça e quarta-feira (11).
A categoria está em meio a uma discussão para regulamentar a carreira. Sem contraproposta do Governo do Estado, os servidores farão assembleia nesta quarta-feira (11) no Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul.
Também na noite desta segunda, o Sinsapp-MS divulgou um parecer jurídico contra a circular. O documento da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), assinado pelo diretor-presidente, Rodrigo Rossi Maiorchini, convoca os servidores de plantão nesta segunda, para que permaneçam na unidade no reforço do plantão desta terça e quarta. “A fim de evitar possíveis transtornos na aplicação da prova”, consta no documento.
“O diretor-presidente convocou servidores que estão hoje e amanhã para seguirem no plantão até às 20 horas da noite pra ajudar na realização do Enem. Servidores que estão de plantão hoje e entraram às 8 da manhã de hoje, serão obrigados a ficar amanhã até as 20 horas da noite. Sem banco de horas e sem horas extras. Queremos valorização salarial, reenquadramento, regulamentação da Polícia Penal, promoção automática, paridade e integralidade”, disse um funcionário público.
“Não é função do policial aplicar prova, e sim a segurança e custódia. O que ele está fazendo é abuso de autoridade”, diz outro servidor.
Conforme o sindicato, somente os servidores que estiverem em horário de serviço, têm obrigação de auxiliar o sistema penitenciário durante a prova. E é descabido se falar em punição, sendo abuso de autoridade, punição aos servidores que não puderem auxiliar e que esteja fora de seu horário de trabalho. A reportagem entrou em contato com a Agepen e aguarda retorno.
Assembleia
Sem a contraproposta apresentada pelo Governo do Estado, o Sinsapp marcou uma nova assembleia para discutir a regulamentação da categoria na próxima quarta (11) em Campo Grande.
Na última assembleia entre policiais penais e o Governo de MS realizada no dia 2 deste mês, não houve acordo. Com isso, a categoria continuou com as mobilizações, inclusive, a paralisação das horas extras nos presídios, e deu um prazo para que seja apresentada uma contraproposta até esta segunda-feira (9).
O que diz a Agepen
“A determinação considera a necessidade de viabilizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, com fulcro no art. 84, inciso VII, da Lei n° 2.518/02 c.c. art. 2º e 4º, inciso I, alíneas a, b e c do Decreto n° 12.755/09. Os servidores serão remunerados devidamente pela convocação.
Além disso, decisão Judicial proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determina que os policiais penais abstenham-se de praticar “outros atos de embaraço à segurança pública, bem como de iniciar qualquer outra paralisação em dezembro de 2024”.
(Matéria editada às 09h54 do dia 10 de dezembro para acréscimo de posicionamento da Agepen)
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
Oficina gratuita sobre uso de drone em eventos e produções artísticas está com inscrições abertas
A oficina será realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro
Bruna Biancardi publica foto e fãs elogiam barriga de segunda gravidez
Influenciadora espera segunda filha, fruto de seu relacionamento com o jogador Neymar Jr.
Após acordo com prefeitura, motoristas de ônibus de Corumbá recebem salário atrasado
Viação Cidade Corumbá convocou trabalhadores nesta terça-feira (21) para recebimento dos atrasados
Mobilização em casa de policial em ‘surto’ interdita rua por mais de quatro horas em Campo Grande
Desde as 13h30, equipes do Bope, Batalhão de Choque e da PM tentam negociação com o policial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.