AGEMS e ANTT realizam fiscalização conjunta inédita de veículos irregulares em oito pontos estratégicos
A ação iniciou na segunda-feira (9) e vai até domingo (15)
Osvaldo Sato, Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou nesta quarta-feira (11) uma operação de fiscalização de transportes terrestres clandestinos e irregulares, na Unidade Operacional da Polícia Federal em Terenos-MS.
A ação, que iniciou na segunda-feira e vai até domingo, ocorre em oito pontos estratégicos das rodovias do estado. A iniciativa é inédita e marca a primeira vez que um convênio de cooperação técnica entre uma agência estadual e a ANTT é firmado para esse tipo de fiscalização.
O objetivo da operação é combater o transporte clandestino de ônibus, vans e outros veículos que não possuem autorização para operar, colocando em risco a segurança dos passageiros.
Os fiscais da ANTT foram deslocados de Brasília para apoiar a AGEMS durante toda a semana, e os locais e horários das fiscalizações estão sendo mantidos em sigilo para garantir a eficácia das abordagens.
Aline Melo, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização de Transportes da AGEMS, destaca a importância dessa parceria para Mato Grosso do Sul, que tem crescido consideravelmente. “A AGEMS já é bem atuante no intermunicipal, e vimos a necessidade de fiscalizar o interestadual e o internacional. Por isso, firmamos um acordo de cooperação técnica com a ANTT para delegar essa função para nós”, explica Aline.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Oito ações estão previstas, mas denúncias podem alterar programação
Ela ressalta que a operação será contínua, adaptando-se conforme as necessidades surgirem. “Nós definimos as rotas de um dia para o outro, muitas vezes em resposta a denúncias. A operação pode ocorrer em qualquer horário, seja de manhã ou de madrugada. Estamos preparados para agir sempre que houver necessidade”, complementa.
O foco principal da ação é garantir a segurança da população. Muitos passageiros optam pelo transporte irregular devido ao preço mais acessível, mas acabam se expondo a riscos graves.
“Os riscos são enormes. Às vezes, você aborda um ônibus com pneus carecas, extintores despressurizados e motoristas sem qualificação. E aí eu pergunto: quanto vale a sua vida se você pegar um transporte clandestino?”, alerta a coordenadora.
A Polícia Militar presta apoio a segurança das operações, como explicou o coronel Valdir, que faz parte do organograma da AGEMS. Na operação, a PM utilizou drones para monitoramento e inspeções.
“Nosso trabalho é garantir a segurança tanto dos fiscais quanto da população. Se houver desacato ou ameaça, os policiais estão ali para conduzir os responsáveis à delegacia. Nós também atuamos na segurança de trânsito, certificando que os veículos abordados possam voltar à pista de maneira segura”, detalha o coronel, que informou que dez policiais militares estão diretamente envolvidos na operação.
Sabrina Gonçalves, coordenadora de gestão dos escritórios de fiscalização da ANTT, reforça a relevância dessa cooperação técnica, não apenas para Mato Grosso do Sul, mas para todo o país.
“Nossa parceria com a AGEMS nos permite expandir a fiscalização. Não conseguimos ter servidores em todos os lugares, então contar com órgãos parceiros aumenta nossa capacidade de combate ao transporte clandestino”, afirmou Sabrina.
Ela destaca que a rota de Corumbá a São Paulo é uma das principais entradas de imigrantes no Brasil, tornando a fiscalização nessa região ainda mais estratégica.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
Últimas Notícias
Na volta do ‘feriadão’, Funsat ofertará mais de 2,1 mil vagas de emprego para Campo Grande
Entre os destaques estão 100 vagas para atendente de telemarketing
Idosa morre horas após sofrer acidente a caminho de hemodiálise, em Dourados
Depois do acidente a mulher chegou a fazer o tratamento, mas se sentiu mal e morreu
Após eleições, vereadores analisam projeto sobre Dia do Mutismo Seletivo
Parlamentares de Campo Grande analisam três projetos de lei em primeira discussão e votação
Chuva enfraquece vendas, mas comerciantes esperam aumento nesta véspera de Dia das Crianças
Embora o início tenha sido tímido, comerciantes esperam aumento no movimento ao longo desta sexta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.