Proprietário rural é multado por armazenar agrotóxicos ilegais chineses

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Naviraí prendeu e autuou um infrator em R$ 10,2 mil por uso e armazenamento de agrotóxicos chineses e destinação ilegal de embalagens e por exploração ilegal de madeira. De acordo com a polícia, durante fiscalização ambiental em uma propriedade rural, localizada no município de Iguatemi, Policiais Militares Ambientais de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
PMA

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Naviraí prendeu e autuou um infrator em R$ 10,2 mil por uso e armazenamento de agrotóxicos chineses e destinação ilegal de embalagens e por exploração ilegal de madeira.

De acordo com a polícia, durante fiscalização ambiental em uma propriedade rural, localizada no município de Iguatemi, Policiais Militares Ambientais de Naviraí localizaram ontem (4) à tarde, infrações relativas ao uso, armazenamento e importação ilegais de agrotóxicos e destinação inadequada de embalagens, bem como exploração ilegal de madeira e prendeu o infrator em flagrante. No local, a equipe verificou em um baú e uma casa velhos embalagens e agrotóxicos armazenados e destinados de forma irregular.

O material que era utilizado na propriedade, dentre embalagens plásticas, caixas, tambores de plástico, estava no local que não possuía a mínima estrutura para armazenar os produtos perigosos, bem como grande descaso com as embalagens, várias delas em meio a intempéries na propriedade, com riscos de contaminação do solo, de pessoas e animais. A destinação das embalagens dos produtos perigosos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos, caracterizando como crime ambiental. Entre os produtos, ainda foram verificados agrotóxicos chineses sem autorização no Brasil, possivelmente contrabandeados do Paraguai.

Os Policiais também verificaram que o infrator executou a derrubada ilegal de diversas árvores isoladas de grande porte, de diversas espécies, sem a licença do órgão ambiental, na mudança do uso do solo da área de pastagem para lavoura de soja . Os Policiais efetuaram a medição com uso de GPS da área de onde as árvores foram derrubadas, que perfez 20 hectares. A madeira que se encontrava em toras espalhadas e em amontoados pela propriedade foi apreendida.

Conteúdos relacionados