Fora de controle: Reprodução em massa vira caso de polícia e 108 jabutis são recolhidos em MS
Animais foram resgatados e entregues no CRAS de Campo Grande
Karina Campos –
Um morador de Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande, que não teve a identidade divulgada, foi autuado por criação ilegal de bando de jabutis, na quarta-feira (21). O autuado contou que teria ganhado há meses alguns animais da espécie, mas a reprodução desenfreada chegou a 108 animais.
Uma denúncia anônima levou a PMA (Polícia Militar Ambiental) a uma residência da cidade, onde os jabutis estariam sendo mantidos em cativeiro, sem licença ambiental. O morador alegou que não vendia os animais, teria ganho e acabou perdendo o controle na criação.
Segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o jabuti reproduz em média sete ovos, entre a reprodução da primavera e verão.
Segundo a PMA, os animais estavam em boas condições de saúde, por exemplo, nutridos e hidratados. Entretanto, a criação de animais silvestres exige documentação ambiental. Ele foi autuado em R$ 54 mil.
Os 108 jabutis foram levados para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, para atendimento médico-veterinário primário, que vai avaliar as condições de saúde e, se necessário, indicar atendimento especial.
Além disso, a equipe de profissionais do CRAS fornecerá tratamento e infraestrutura adequados para as condições que a espécie exige.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.