Clima tenso: seis casas foram queimadas em comunidade indígena durante ataque em Mato Grosso do Sul
Vídeos divulgados pelas comunidades indígenas mostram gritaria e muitos disparos de armas de fogo
Mirian Machado –
Entre a noite de segunda-feira (14) e a madrugada desta terça (15) a comunidade indígena Retomada Avaete, em Dourados, foi atacada com destruições e tiros, denunciam os moradores.
A Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani, Kuñangue Aty Guasu, publicou nas redes sociais vídeos que mostram a destruição de 6 casas incendiadas. Segundo a Assembleia, uma idosa, de 64 anos, relatou que um dos tiros por pouco não a acertou.
“Hoje ameaçaram em tom alto que voltarão para atacar a comunidade com o trator blindado (caveirão), passando por cima das casas da comunidade indígena Kaiowá e Guarani”, diz a publicação.
A organização pede que haja intervenção nacional no caso, que resultou também com roças das comunidades destruídas, e muitos disparos de arma de fogo.
Em um dos vídeos feitos no local é possível escutar tiros e gritaria.
Conflito em área de invasão
Proprietários de sítios localizados em área de conflito nas proximidades de retomadas registraram queixa contra indígenas nessa segunda-feira (14) em Dourados. Na denúncia, um grupo estaria ameaçando invadir uma sitioca na região.
De acordo com os sitiantes, os envolvidos estariam utilizando armas e teriam feito disparos. Na ocorrência registrada na delegacia, há relatos de que alguns indígenas estariam utilizando garrafas explosivas (coquetel molotov).
A reportagem do Midiamax entrou em contato com lideranças indígenas das retomadas que ficam nas proximidades das retomadas. “Os ataques partiram primeiro dos proprietários que contratam seguranças particulares. Nosso povo só se defende e sem o uso de nenhuma arma”, diz um morador de uma das retomadas existentes na região.
Há riscos de agravamento da tensão entre proprietários de imóveis localizados nas proximidades do anel rodoviário Norte, em Dourados.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.